Água Limpa Para Todos - Fase II

O bairro Água Limpa localiza-se no alto Rio das Velhas, nas bordas do Sinclinal Moeda, na região do quadrilátero ferrífero, região de grande produção de água por suas características geológicas e geomorfológicas. A área sofre com a ocupação desordenada, com a pressão minerária e por estar em área de expansão industrial do município de Itabirito sofre grande pressão ambiental.

Neste contexto, em 2018, foi proposto pelo Instituto Guaicuy o projeto Agua Limpa para Todos com o objetivo de conservar nascentes em diferentes contextos de pressão e de degradação, além de desenvolver ações de educação ambiental, tendo em vista a saúde coletiva e melhoria da qualidade de vida.

Diante do sucesso verificado neste projeto foi proposta a fase II que visa ampliar a consciência os moradores de Água Limpa sobre as nascentes, o cuidado com o solo e a destinação correta dos resíduos através de oficinas temáticas. Além disso, esta fase propõe a formação do Núcleo Manuelzão Água Limpa, e a atuação em parceria com a Prefeitura de Itabirito através das Secretarias de Meio Ambiente e de Saúde prevendo a produção de material didático, implantação de placas educativas e de fossas ecológicas e a capacitação de agentes de saúde.

O projeto Água Limpa Para Todos - Fase II foi proposto na plataforma Semente pelo Instituto Guaicuy, e contemplado pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itabirito, através do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos do Inquérito Civil N° MPMG 0319.16.000062-0.

 

  • Proponente: Instituto Guaicuy
  • Município de execução: Itabirito
  • Valor do Projeto: R$ 90.000,00
  • Período de Execução: 06 meses
  • Data da Contemplação: 10/01/2020
  • Status: Concluído. Parecer em execução 

 

       

Realizadores

Endereço

Avenida Raja Gabaglia, 2.000, sala 802 C, bloco 1 - Belo Horizonte/MG

Contato

31 3330-9927
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma