Publicado em: 31/08/2022
166

Ampliação da Coleta Seletiva - Santana do Paraíso

Proposto pela empresa Yacamim Sustentabilidade Ltda, o projeto tem o objetivo de ampliar e fortalecer as ações desenvolvidas na Primeira Fase de Implantação da Coleta Seletiva. Nesta Segunda Fase, serão realizados o Diagnóstico do Serviço implantado e a definição das áreas com potenciais para expansão da coleta de recicláveis. Além disso, a ideia é participar da decisão junto ao município sobre a concepção de um novo galpão ou a ampliação do já existente, avaliar a necessidade de novos equipamentos e realizar capacitações com os catadores e atores locais.

Assim como na Primeira Fase, foi considerada a Política Nacional de Resíduos Sólidos na Segunda, aliada ao fato de que o acompanhamento e execução das ações planejadas para implantação da coleta seletiva no município contribuem para o aprimoramento da gestão de resíduos sólidos urbanos. O tratamento dos resíduos feito de forma ambientalmente correta propicia a geração de trabalho e renda aos catadores de recicláveis, por meio dos serviços ambientais.

Assim, os trabalhos são realizados de forma a envolver todo o município, a fim de garantir a exequibilidade do serviço de coleta. Diversas atividades de acompanhamento das ações estão focadas no aumento da eficiência na coleta seletiva, propiciando melhorias e ajustes no serviço implantado.

Além disso, o Modelo de Monitoramento para registro, acompanhamento e avaliação dos resultados e impacto das atividades está sendo elaborado. Outro aspecto importante a ser destacado é o fato de o projeto viabilizar e acompanhar o mercado da reciclagem, a fim de garantir melhor comercialização do material beneficiado e renda aos associados.

Os objetivos incluem também:

  • Promover treinamento e aperfeiçoamento na triagem dos materiais recicláveis e melhor utilização dos equipamentos;
  • Acompanhar o cumprimento do Estatuto Social, Regimento Interno, registros de atividades e realizações de Assembléias Ordinárias;
  • Auxiliar na resolução de problemas internos e externos;
  • Mobilizar e sensibilizar novos empreendimentos para adesão à Coleta Seletiva no município.

Esses métodos preveem acompanhamento da execução das atividades, para estreitar e garantir o envolvimento dos atores locais, como a gestão pública, catadores, sociedade civil organizada e população em geral. A proposta é desenvolvida pela Yacamim Sustentabilidade em parceria com a Prefeitura de Santana do Paraíso, sob monitoramento de representantes da Plataforma Semente. O projeto foi contemplado por meio do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos da Ação Civil Pública n° 5006605-12.2016.8.13.0313, da Promotoria de Ipatinga.

Clique aqui e confira a visita técnica realizada pela equipe do Semente

Proponente: Yacamim Sustentabilidade Ltda
Local: Santana do Paraíso
Orçamento do projeto: R$ R$ 107.970,00
Período de execução: 12 meses
Data da contemplação: 01 de junho de 2022
Status: Em andamento

 

Prestação de contas

Visita Técnica II

Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, em 25 de setembro de 2023.

Clique aqui e acesse!

Relatório Visita Técnica

Relatório Visita Técnica realizada em 11 de agosto de 2022

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: