Publicado em: 31/01/2024
34

Animais de estimação da população em situação de rua vão receber assistência gratuita em BH

Projeto, lançado oficialmente nessa terça (30/01) e contemplado via Semente no último mês de agosto, irá oferecer atendimentos médicos veterinários, microchipagem e serviços de banho e tosa

Oferecer assistência básica gratuita aos animais das pessoas em situação de rua em Belo Horizonte-MG. Esse é o objetivo do projeto “Bicho da Gente: Meio Ambiente Acolhe”, lançado nessa terça-feira (30/01) na Praça Rui Barbosa, em BH. A iniciativa, contemplada via Plataforma Semente em agosto passado, foi proposta pelo Instituto Arbo em parceria com o MRSC Beagá. Com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma) e Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda), serão repassados ao projeto pouco menos de R$ 600 mil, advindos de medidas compensatórias ambientais.

O “Bicho da Gente é itinerante e irá abranger diferentes regiões da cidade. A partir de um veículo com o equipamento técnico necessário para receber cães e gatos, a iniciativa irá fornecer atendimentos veterinários e serviços de banho e tosa, além de microchipagem dos animais, realizada junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Ações educativas e de esclarecimento sobre o bem-estar animal e a guarda responsável são outras atividades propostas na unidade itinerante.

A estimativa é realizar cerca de dez atendimentos por dia, com a expectativa de atingir um total de 1.000 nos próximos dez meses. Na capital, eles acontecerão sempre às terças e quintas-feiras, até o dia 21 de março. Entre as pessoas nessas condições, é unânime como cães e gatos são considerados parte integrante da família e ajudam tais indivíduos a superarem seus desafios diários nas ruas.

A proposta é uma ampliação de outro projeto do mesmo proponente, o “Meio Ambiente Acolhe”, que teve como objetivo diminuir o impacto das mudanças climáticas nas populações em situação de rua. Nele, foram distribuídos 2 mil kits com itens como barracas, roupas de frio, água e produtos de higiene pessoal para indivíduos em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Lagoa Santa, Ribeirão das Neves e Santa Luzia, na Região Metropolitana de BH, além de Passos, no Sul de Minas.

Arquivos

Bicho da Gente: Meio Ambiente Acolhe

Cronograma atualizado do primeiro trimestre de 2024

Clique aqui e acesse!

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 1301 e 1302 - Bairro Sto. Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2023 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: