Publicado em: 04/08/2022
98

Arquivo Público Mineiro: Preservação do Patrimônio

O Arquivo Público Mineiro (APM) guarda o patrimônio documental de Minas Gerais do século XVIII ao XXI e apresenta vulnerabilidades estruturais que representam riscos à preservação do acervo. Por meio da Recomendação Conjunta MPMG/CPPC nº 26/2019, foi possível planejar uma melhoria na infraestrutura e um projeto de segurança, com aquisição e instalação de equipamentos para proteger, reparar e digitalizar, otimizando a capacidade de armazenamento próprio para disponibilizar imagens e acervo na internet.

O APM guarda documentos que remontam ao ano de 1895. São manuscritos, impressos, mapas, fotografias e filmes que registram mais de 300 anos de história, com acervos certificados pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Os documentos são de guarda permanente, fontes para pesquisa histórica e de importante valor para a garantia de direitos, cujo acesso pela internet está comprometido em razão da obsolescência de seu sistema informatizado.

O acervo do APM foi alvo de furtos que resultaram em investigação do MPMG na Operação Páginas Históricas e na Recomendação Conjunta CPPC 26/2019, cujas propostas esse projeto visa atender.

O Arquivo Público Mineiro cederá suas instalações e recursos humanos para a supervisão e o apoio técnico da equipe durante a execução das atividades elencadas no projeto, como os equipamentos de aquisição e instalação, a contratação de serviços com recurso do Termo de Cooperação e a aquisição de complemento de manutenção.

*

Proponente: Associação Cultural do Arquivo Público Mineiro 

Município de execução: Belo Horizonte 

Orçamento do Projeto: R$ 56.698,24

Período de Execução: 4 meses

Data do Início: 18/07/2022

Situação: Concluído, com prestação de contas aprovada

Prestação de contas

Relatório Visita Técnica

Relatório Visita Técnica realizada em 24 de outubro 2022

Clique aqui e acesse!

Parecer Técnico Conclusivo

Relatório final de atividades e prestação de contas apresentado pelo proponente.

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: