O Arquivo Público Mineiro (APM) guarda o patrimônio documental de Minas Gerais do século XVIII ao XXI e apresenta vulnerabilidades estruturais que representam riscos à preservação do acervo. Por meio da Recomendação Conjunta MPMG/CPPC nº 26/2019, foi possível planejar uma melhoria na infraestrutura e um projeto de segurança, com aquisição e instalação de equipamentos para proteger, reparar e digitalizar, otimizando a capacidade de armazenamento próprio para disponibilizar imagens e acervo na internet.
O APM guarda, documentos que remontam ao ano de 1895, manuscritos, impressos, mapas, fotografias e filmes que registram mais de 300 anos de história, com acervos certificados pela Unesco, como Patrimônio Cultural da Humanidade.São documentos de guarda permanente, fonte para pesquisa histórica e com valor importante para garantia de direitos, cujo acesso pela internet está comprometido em razão da obsolescência de seu sistema informatizado.
O acervo do APM foi alvo de furtos que resultaram em investigação do MPMG na Operação Páginas Históricas e na Recomendação Conjunta CPPC 26/2019 cujas propostas este projeto visa atender.
O Arquivo Público Mineiro cederá suas instalações e seus recursos humanos para a supervisão e o apoio técnico da equipe durante a execução das atividades elencadas no projeto, como os equipamentos de aquisição e instalação, a contratação de serviços com recurso do Termo de Cooperação e a aquisição de complemento de manutenção.
Proponente: Associação Cultural do Arquivo Público Mineiro
Municípios de execução: Belo Horizonte
Valor do Projeto: R$ R$ 432.429,38
Período de Execução: 18 meses
Dados da Contemplação: 11/09/2021
Situação: Concluído, com prestação de contas em andamento
Relatório Visita Técnica realizada em 24 de outubro 2022
Realizadores
Endereço
Avenida Raja Gabaglia, 2.000, sala 802 C, bloco 1 - Belo Horizonte/MGContato
31 3330-9927