Publicado em: 12/06/2019
111

Árvores em meio aos prédios e casas são fundamentais para o bem-estar físico e mental dos habitantes

Um crescimento cada vez mais agressivo das grandes cidades está fazendo com que muito do meio ambiente seja descartado em favor da mobilidade urbana. Para facilitar o transporte de pedestres, carros, ônibus, motos e caminhões, o meio urbano vem derrubando matas, drenando rios e aplainando terrenos para a construção de viadutos, estradas, estações e outros espaços.

Há uma redução da biodiversidade devido à falta de arborização urbana nas cidades, que colabora para uma série de efeitos colaterais que podem ser sentidos na pele pelos habitantes. Alguns exemplos são o acúmulo de poluentes na atmosfera, aumento da temperatura urbana, gerando as ilhas de calor, impermeabilização do solo e riscos de enchentes.

Então, como aliar crescimento urbano e sustentabilidade ambiental?

É preciso que seja contratados profissionais de consultoria ambiental para analisar e estudar os possíveis impactos ambientais que podem acontecer em um projeto específico, antes de ser feita qualquer ação de política pública nas cidades.

No caso de uma cidade, a consultoria deve avaliar o grau do impacto que uma obra, como a construção de uma ponte, um aeroporto ou uma estação de metrô, pode causar à arborização urbana. Dessa forma, é possível que sejam evitados desastres que ameaçam a fauna, a flora e até a qualidade das redes de abastecimento de uma cidade.

Uma empresa que presta consultoria pode indicar ações que tentem conciliar o crescimento da cidade com as medidas sustentáveis, como uma revitalização ambiental, reabilitação de árvores, reflorestamento e a restauração de rios e de mananciais.

Reciclar madeira também é uma atitude fundamental que deve ser tomada nos núcleos urbanos. A reciclagem evita que o grande consumo nessas regiões colabore para a expansão do desmatamento. Ela também evita problemas causados pelo descarte irregular da madeira, como as enchentes, as quais agravam ainda mais a situação dos habitantes.

A presença de árvores torna o ambiente urbano mais rico e belo, garantindo um bem-estar físico e mental para os habitantes.

 

Fonte Arbo Solucoes

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: