Publicado em: 06/02/2019
85

Atlas Digital Geoambiental: Manutenção e Otimização

O Instituto Prístino possui uma ferramenta WEBGIS, solução dada a escassez de uma compilação de dados para o estado de Minas Gerais, denominada Atlas Digital Geoambiental. Esta ferramenta de gestão, organização e divulgação de informações ambientais permite a navegação por temas e confere ao usuário a possibilidade de interagir com dados e informações que lhe interessam. Em outras palavras, o usuário pode utilizar o Atlas Digital Geoambiental para consultar informações ambientais de seu município ou área de interesse.

O projeto “Atlas Digital Geoambiental: Manutenção e Otimização” foi proposto na plataforma Semente pela Instituto Prístino, e contemplado pela 1ª Promotoria de Itabirito, através do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos da Ação Civil nº MPMG 0319.14.000092-2. O projeto propôs e desenvolveu ações de melhoria dessa ferramenta por meio de:

  • Manutenção e expansão da ferramenta: disponibilização de mais de 15 novos temas ambientais ao usuário.
  • Realização de curso de capacitação para uso do Atlas: 138 participantes capacitados (alunos de graduação e pós-graduação, técnicos, servidores públicos e cidadãos dos municípios de Belo Horizonte, Mariana, Salinas e Ibirité).
  • Divulgação da ferramenta: foram realizadas divulgações em fóruns de discussão de temas ambientais na Universidade Federal de Minas Gerais (alunos do curso de graduação em Geografia/IGC), no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (alunos de pós-graduação CDTN) e na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Minas).

Em síntese, pode-se afirmar que as atividades realizadas no projeto promoveram a cidadania pela valorização da informação e pela criação de ferramentas gratuitas para divulgação do conhecimento técnico-científico.

 

  • Proponente: Instituto Prístino
  • Local de execução: estado de Minas Gerais
  • Valor do Projeto: R$ 50.063,09
  • Data da Contemplação: 13 de dezembro de 2016
  • Período de Execução: 18 meses
  • Status: Concluído com prestação de contas aprovada

Prestação de contas

Parecer técnico conclusivo

Parecer final emitido pela equipe do Semente referente ao relatório de atividades e de prestação de contas apresentado pelo proponente.

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: