Publicado em: 18/12/2018
78

Cãomiando para a Conscientização

O projeto Cãomiando para a Conscientização foi proposto na plataforma Semente pela empresa Rosa dos Ventos Consultoria Ambiental, e contemplado pela  Promotoria de Justiça da comarca de Nova Lima, através do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos dos Inquéritos Civis nº MPMG 0188.11.000048-9 e 0188.14.000307-3.

O projeto Cãomiando para a Conscientização envolveu a comunidade de Nova Lima em ações de conscientização sobre a posse responsável de animais, cuja situação de abandono e maus tratos no município tem sido um dos grandes desafios do município.

Para atingir o objetivo proposto, foi realizada a capacitação de 51 agentes de saúde com ao temas: castração e a adoção em detrimento à compra de animais, orientação quanto aos cuidados básicos necessários em casos de problemas de saúde dos animais, a identificação de casos maus tratos e abandono, forma de encaminhamento de animais de pessoas carentes que necessitam de ajuda, , utilização da Farmácia Solidária,   entre outras questões. Em paralelo, os Agentes de Endemia realizaram um diagnóstico junto às famílias com o objetivo de conhecer a situação dos animais domésticos. Nessa pesquisa foi possível verificar informações como quantidades de fêmeas e machos por casa, densidade territorial dos animais domésticos por bairro, vacinação e castração dos animais, entre outros.

Além disso, houve a participação de 4.924 estudantes do 1º ao 5º ano das escolas municipais de Nova Lima que foram envolvidos em um jogo de tabuleiro em tamanho real interativo onde foram abordadas e reforçadas positivamente questões relacionadas à posse responsável.

O projeto desenvolveu uma revistinha em quadrinhos “Cadê Meu Tutor? Perdido em Nova Lima” que conta a história de um cachorrinho que, por não ser castrado, fugiu de casa para namorar uma cachorrinha e, perdido, se aventura pelas ruas da cidade de Nova Lima. Ao final, o cachorrinho é resgatado, adotado e ganha o nome de Bartolo que foi escolhido pelos estudantes por meio de um concurso. O estudante que deu o nome à mascote ganhou um certificado de Registro de Nome e um Xbox One.

Como ação final do projeto foi realizada uma caminhada de conscientização sobre a posse responsável e o combate aos maus tratos dos animais e um mutirão que promoveu 501 castrações em cães e gatos do município. Pelo projeto, foram adquiridos 900 microchips que serão utilizados nos amimais domésticos castrados e nos disponibilizados para adoção no município.

 

  • Proponente: Rosa dos Ventos Consultoria Ambiental
  • Município de execução: Nova Lima
  • Valor do Projeto: R$ 94.640,00
  • Período de Execução: 10 meses
  • Data da Contemplação: 09/03/2016
  • Status: Concluído com prestação de contas aprovada
 

Prestação de contas

Parecer técnico conclusivo

Parecer final emitido pela equipe do Semente referente ao relatório de atividades e de prestação de contas apresentado pelo proponente.

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: