O projeto Cartografia Cultural da Lagoinha, BH/MG foi idealizado pelo Peixe Vivo Histórias - Memória e Patrimônio (escritório especializado na coordenação e realização de estudos técnicos para projetos culturais) que se propôs a identificar a riqueza cultural da região da Lagoinha. O propósito é ultrapassar o discurso que associa a localidade apenas à questão das drogas, promovendo a valorização das práticas culturais coletivas geradas pelas comunidades locais e identificando a importância do patrimônio histórico cultural da capital.
Na região da Lagoinha, como exposto na proposta do projeto, observa-se a relevância do processo de mudanças urbanísticas e culturais que, com a expansão dos corredores urbanos nas últimas décadas, teve algumas de suas partes ocupadas por usuários e traficantes de drogas. No entanto, a Lagoinha possui uma riqueza cultural que remonta ao período de criação de Belo Horizonte e suas primeiras décadas de existência, quando constituiu um importante reduto cultural e o local de residência de famílias de trabalhadores. Por isso, os modos de vida dos moradores da Lagoinha constituíram, com o tempo, um complexo cultural que marcou a vida na cidade, tendo passado por mudanças trazidas pela urbanização.
A partir desse contexto, nos cinco meses de execução do projeto foram feitas diversas ações com o envolvimento de lideranças comunitárias da região: identificação dos principais elementos culturais historicamente relevantes, registros de depoimentos a respeito do cotidiano e as práticas culturais da Lagoinha e regiões limítrofes, realização de um inventário com práticas culturais tradicionais, um diagnóstico com o panorama das práticas culturais e elaboração de um Mapa Cultural da Lagoinha, contendo todas as ocorrências das manifestações culturais inventariadas ao longo do processo.
O projeto Cartografia Cultural da Lagoinha, BH/MG foi contemplado pela 14ª Promotoria de Meio Ambiente de Belo Horizonte por meio de recursos advindos de medida reparatória ambiental prevista nos autos da Ação Criminal N°0024.16.089.694-0.
Identificar e mapear as manifestações culturais do bairro Lagoinha e regiões fronteiriças, valorizando as formas associativas locais e promovendo os modos de vida tradicionais de seus moradores
Realizadores
Endereço
Avenida Raja Gabaglia, 2.000, sala 802 C, bloco 1 - Belo Horizonte/MGContato
31 3330-9927