Publicado em: 27/12/2022
57

Concluída a reforma da cobertura da “Casa de Pedra Aredes”

 

Está em fase final de prestação de contas o projeto “Recuperação Cobertura Casa de Pedra Aredes”, apresentado à Plataforma Semente pelo Instituto Yara Tupinambá.

Os trabalhos realizados em janeiro deste ano e serão concluídos dentro do prazo previsto. No último dia 20 de dezembro, a equipe técnica do Semente esteve no sítio arqueológico de Aredes, localizado na Estação Ecológica Estadual de Aredes, em Itabirito, na região central do Estado, onde fica a “Antiga Casa de Pedra”.

 

 

"Na ocasião, pude verificar, novamente, o andamento do projeto.  A primeira visita foi em julho desse anoquando conferimos o plano de monitoramento e o cronograma. É muito gratificante chegar aqui, hoje, e ver uma ruína com importância histórica em Minas Gerais, protegida pelo telhado instalado por projeto contemplado pela plataforma Semente”, explica Renata Fonseca, supervisora do Semente.

Os trabalhos foram realizados em três fases: a revisão do projeto arquitetônico, a instalação dos pilares e, por último, a colocação da cobertura.

Conforme já divulgado no site Semente, o conjunto de ruínas – residência da fazenda, capela ou oratório dedicado a São Sebastião, comércio, senzala e outras edificações – integra a Estação Ecológica de Aredes, por decreto estadual, há 12 anos. Além da importância histórica, Aredes é local de recarga de água, abastecendo a comunidade de São Gonçalo do Bação, em Itabirito, e está na faixa de transição entre mata atlântica e cerrado. Além disso, está entre o Monumento Natural da Serra da Moeda e a Área de Preservação Ambiental Sul (APA Sul) e, conforme ambientalistas, é abundante em flora e fauna, preservando um tipo de cáctus sobre a canga de minério, só encontrada lá e em Carajás, no Pará.

Hoje, as ruínas unem as marcas do século XVIII à preservação ambiental e se transformam em uma joia do Quadrilátero Ferrífero. O sítio arqueológico de Aredes, em Itabirito, é uma página da história de Minas.

O projeto foi contemplado pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itabirito. As obras foram orçadas R$ 215 mil e custeadas com recursos de Termo de Ajustamento de Conduta, firmado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) nos autos de três inquéritos civis.

Clique aqui para saber os detalhes do projeto

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: