Publicado em: 13/12/2022
64

Equipe Semente realiza visita técnica ao projeto CãoMiando

O projeto envolve a capacitação dos agentes de saúde que atuam no combate a endemia, dos servidores do serviço de controle animal e dos guardas municipais.

 

Foi realizada na última quarta-feira (07/12) uma visita técnica da equipe Semente ao projeto CãoMiando, da Sociedade Protetora dos Animais - Vida Animal, desenvolvido em Itabirito, na região central do Estado. Por meio dos trabalhos, os tutores de animais domésticos são conscientizados sobre a guarda responsável e o bem estar animal, baseando-se nos princípios da saúde única. O público alvo é formado por estudantes do ensino fundamental - 1º ao 5º anos, agentes de saúde e de endemia, além dos proprios protetores de animais.

O projeto é dividido em alguns grupos de atividades. As atividades consideradas mais importantes são as ações nas escolas que, por sua vez, são segmentadas em momentos. “No primeiro momento são realizadas palestras educativas aos alunos do ensino fundamental e infantil. O segundo momento é um jogo educativo, de tabuleiro, em que os alunos respondem as perguntas e vão avançando nas casas”, explica o coordenador do CãoMiando, Luiz Otávio Torres.

Uma das escolas que receberam o projeto foi a Escola Municipal Laura Queiroz, localizada no bairro Esperança, em Itabirito. A diretora da unidade, Cristiana Balsanelli, afirma que o projeto é muito importante para uma formação humanitária. “Estamos trabalhando com a formação cidadã e o projeto tem tudo a ver com a proposta da escola. Quanto antes os alunos tiverem contato com essa temática, mais forte será a consciência dos mesmos na medida em que forem se desenvolvendo enquanto pessoas responsáveis pelo meio ambiente sustentável”, destaca.

Ainda conforme Torres, além disso, os responsáveis pelo CãoMiando participam, de quinze em quinze dias, de um programa na rádio local voltado para a temática animal por meio do qual as ações são divulgadas. O projeto envolve a capacitação dos agentes de saúde que atuam no combate a endemia, dos servidores do serviço de controle animal e dos guardas municipais. A procuradoria jurídica do município também acompanha tudo de perto.

De acordo com a analista técnico ambiental do Semente, Paula Grandi Leão Coelho, o objetivo da visita foi conhecer de perto a Sociedade Protetora dos Animais - Vida Animal e os trabalhos realizados. “O principal objetivo foi a participação da equipe do Semente em uma apresentação do projeto realizada pela ONG. Além disso, acompanhamos uma gravação na rádio local com temas voltados para a causa animal. Vsitamos tambem uma das escolas que receberam os jogos de educação ambiental realizada por meio do projeto”, explica.

Apesar de haver, em Itabirito, o Serviço de Controle Animal, que oferece castração gratuita de cães e gatos, os técnicos do Semente verificaram que ainda não havia um trabalho de conscientização que fizesse as pessoas entenderem sobre o seu papel no controle populacional e na promoção do bem estar animal.


PARCERIA QUE FAZ TODA A DIFERENÇA

Para o coordenador do CãoMiando, Luiz Otávio Torres, o contato com a equipe Semente é importante. “O acompanhamento é fundamental para a troca de informações e experiências. Às vezes o projeto está caminhando, porém alguns pontos podem ser melhorados, e com essa visita isso é possível. Realizar o projeto junto a uma parceria torna tudo mais confortável. Em todos momentos que precisamos do suporte do Semente, sempre houve o esclarecimento e o clarear dos objetivos”, enfatiza.

“A visita foi muito gratificante. Pudemos ver e entender melhor como o projeto está sendo realizado, e o quão importante são as ações que foram realizadas em quase todas as escolas municipais e em algumas estaduais na cidade de Itabirito. Além das capacitações realizadas para os agentes, que darão um retorno para toda a sociedade e meio ambiente com as práticas ensinadas e aplicadas”, conclui Paula Grandi.

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: