Publicado em: 06/02/2019
65

Gestão de abastecimento de água e tratamento de efluentes na Unidade de Conservação do Complexo Santuário do Caraça.

O projeto Gestão de abastecimento de água e tratamento de efluentes na Unidade de Conservação do Complexo Santuário do Caraça foi proposto na plataforma Semente pela  RPPNCARACA, e contemplado pela  Promotoria de Justiça da comarca de Santa Bárbara, através do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos do Inquérito Civil nº MPMG 0572.10.000016-3.

Com duração de um ano e para atender os seus objetivos foram desenvolvidas diferentes ações em duas frentes: tratamento de água para consumo por meio da manutenção e substituição de sistemas antigos e tratamento de esgoto por meio da alteração completa do sistema de tratamento de esgoto antigo.

 

Tratamento de água para consumo humano

  • Manutenção do Sistema de tratamento de água já existente e substituição do clorador;
  • Aquisição de um equipamento que afere o cloro livre na água; 150 sachês de reagente e 250 tabletes de 200 gramas de pastilhas de cloro (tricloro orgânico);
  • Manutenção dos três pontos de captação de água e controle de acesso às nascentes e caixas d’água, com cercamento das áreas para controlar o acesso.

 

Tratamento de esgoto

  • Substituição da estrutura de alvenaria existente do Sistema de Tratamento de Esgoto por um RAFA-FAn - Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente com Filtro Anaeróbio acoplado;
  • Substituição da fossa sem filtro por um RAFA-FAn - Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente com Filtro Anaeróbio acoplado;
  • Substituição das fossas sépticas de alvenaria por filtro anaeróbio, biodigestor, polipropileno atóxico com proteção anti-UV – Realizada nas caixas de gordura - Cozinha do restaurante; Cozinha da lanchonete; Casa São Luís e Casa do Pesquisador; Casa da Ponte; Cômodo da Doceria; Casa da Portaria de acesso ao Caraça.

Dessa forma, o projeto contribuiu para a garantia do direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, à qualidade de vida, além de contribuir com a governança ambiental (gestão estratégica) da região, compartilhada com o setor público.

 

  • Proponente: RPPNCARACA
  • Local de execução: Município Catas Altas – Comarca Santa Bárbara
  • Valor do Projeto: R$698.425,13
  • Data da Contemplação: 22 de setembro 2016
  • Período de Execução: 12 meses
  • Status: Concluído com prestação de contas aprovada

Prestação de contas

Visita Técnica

Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto

Clique aqui e acesse!

Parecer técnico conclusivo

Parecer final emitido pela equipe do Semente referente ao relatório de atividades e de prestação de contas apresentado pelo proponente.

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: