Publicado em: 05/05/2020
173

GESTÃO EM MANEJO POPULACIONAL DE CÃES E GATOS

O manejo populacional de cães e gatos – MPCG é um conjunto de ações que tem como objetivo melhorar a saúde e o bem-estar não só para animais de abrigos, mas também para qualquer tipo de animal desprovido de assistência veterinária e que vive em situação de risco. O MPCG é o tema mais discutido dentro de nova área de atuação da medicina veterinária, a Medicina Veterinária do Coletivo. Por se tratar de  uma área de atuação nova, pouco abordada, até então nas faculdades de medicina veterinária do Brasil, faz-se necessário proporcionar  capacitações para os profissionais que atuam nas áreas de controle de zoonoses e controle animal, pois o despreparo destes profissionais pode gerar um descontrole nas populações de cães e gatos, que por sua vez leva a um aumento das zoonoses, do abandono e dos casos de maus-tratos a animais.

Verifica-se que a capacitação de profissionais que atuam diretamente no controle animal gera o conhecimento e as práticas técnicas e racionais, para a melhoria do ambiente e da qualidade de vida dos humanos e animais. Assim sendo, se torna imprescindível que os municípios estimulem a capacitação de seus profissionais, garantindo a gestão racional dos recursos que normalmente são escassos.

Diante dessa situação, o projeto GESTÃO EM MANEJO POPULACIONAL DE CÃES E GATOS foi proposto na plataforma Semente pelo Instituto Técnico de Educação e Controle Animal, e contemplado pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itabirito, através do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos do Ação Civil nº 0319.04.017061-9 e 0319.04.017060-1.

Este projeto propõe a capacitação de profissionais para a gestão das políticas públicas e das ações referentes ao manejo populacional de cães e gatos em 120 municípios integrantes do  Programa Regional em Defesa da Vida Animal – PRODEVIDA (http://defesadafauna.blog.br/prodevida/), idealizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna do Ministério Público de Minas Gerais (CEDEF/MPMG), e a elaboração de um programa de manejo populacional de cães e gatos para cada município envolvido.

Os profissionais participantes da capacitação serão indicados pelos Prefeitos de cada município, que serão oficiados por cada uma das Promotorias de Justiça. O curso será oferecido para até três pessoas de cada município, totalizando 360 vagas.  Já os programas de manejo populacional de cães e gatos serão entregues ao final da capacitação, assinado pelo Prefeito de cada município.

 

Proponente: Instituto Técnico de Educação e Controle Animal

Município de execução: municípios integrantes do PRODEVIDA

Valor do Projeto: R$ 226.000,00

Período de Execução: 16 meses

Data de início do projeto: 01/04/2020

Status: Projeto Concluído. Prestação de contas em análise 

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: