Publicado em: 28/10/2022
62

Arquivo Público Mineiro prioriza segurança e investimento em tecnologia

 

Instalação de novos equipamentos vai contribuir para a prevenção de incêndios

 

O Arquivo Público Mineiro (APM) guarda um patrimônio documental do século XVIII ao XXI que demanda cuidados específicos para a preservação adequada desse acervo. Este é composto por manuscritos, impressos, mapas, fotografias e filmes relacionados a Minas Gerais com mais de 300 anos de história, sendo certificado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

 

 

O material conservado é fonte para pesquisa histórica, com valor importante para a garantia de direitos, e o acesso será otimizado a partir de agora por meio de investimentos que vem sendo feitos em infraestrutura e tecnologia no APM. Está sendo implantado no local um novo projeto de segurança, com aquisição e instalação de equipamentos para proteger, reparar e digitalizar documentos, otimizando, inclusive, a capacidade de armazenamento, o que poderá facilitar o acesso virtual às imagens pelo público.

Esse conjunto de ações é parte do projeto Semente, realizado em parceria com a Associação Cultural do Arquivo Público Mineiro (ACAPM), a partir da Recomendação Conjunta MPMG/CPPC nº 26/2019. De acordo com o diretor do Arquivo Público Mineiro, Bruno Balista, o Semente está sendo fundamental para que o planejamento de reestruturação do APM seja colocado em prática. 

“O Arquivo Público Mineiro possui grande necessidade de incorporação das tecnologias e de manutenção da infraestrutura. Temos que acompanhar as demandas do Estado, e o projeto é importante para que consigamos fazer isso. Iniciativas como o Semente são fundamentais para que os trabalhos possam fluir dentro do Arquivo, trazendo melhorias importantíssimas para a instituição como um todo, especialmente na questão da segurança. Agradecemos muito a oportunidade porque são ações como essas que tornam possível oferecermos um atendimento de melhor qualidade para todos os mineiros e mineiras”, conclui Balista.

 

O presidente da Associação Cultural do Arquivo Público Mineiro (ACA-PM), Wagner Augusto Soares de Aquino explica a relação de longa data que existe entre a associação e o APM. “A ACAPM existe há 25 anos e foi criada para fomentar o Arquivo por meio da ampliação de sua linha de recursos. Atualmente, estamos focados em três projetos, e um deles é o Semente que possibilitou instalarmos novos equipamentos de segurança no Arquivo”, enfatiza. “E além da segurança estrutural, o Semente possibilitou uma melhor prevenção contra incêndios, porque as câmeras que conseguimos comprar apontam os pontos quentes, que poderiam evoluir para as chamas”, finaliza Aquino.

 

A coordenadora do Núcleo de Conservação dos Documentos do Acervo Público Mineiro, Diane Almeida, também resume os principais benefícios do projeto Semente: “Estancar os pontos de vulnerabilidade por meio por meio da implantação de procedimentos na segurança do acervo como, por exemplo, o monitoramento por câmeras e controle de acesso do público”, diz Diane.  

 

Após uma visita técnica ao APM, a supervisora do Semente, Renata Fonseca, reforçou a necessidade da iniciativa. “De perto, conseguimos entender ainda mais a relevância do Arquivo Público Mineiro para o Patrimônio Público do estado. O Arquivo conta com documentos importantíssimos para a história de Minas e, a partir de agora, vão estar melhor protegidos, inclusive, de possíveis tentativas de furto”, afirmou.

 

*Informações da Ascom Secult 

 
 

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: