Publicado em: 05/01/2023
76

LEI.A | Digitalização de documentos históricos da comarca de Paracatu – Fase I

O Observatório de Comunicação LEI.A propõe uma nova forma de empoderamento social pela difusão de informação dos MEIOS AMBIENTES CULTURAL e NATURAL, monitorando projetos de leis e produzindo conteúdo temático, dando instrumentos para a ação cidadã e dos Promotores do MPMG. Nesse projeto vai atuar pela preservação e difusão de documentos do século XIX – e de interesse histórico – salvaguardados pelo 10º Tabelionato de Notas de Paracatu. Tais documentos remontam ao período da escravidão no Brasil.

Em seis anos de parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, o LEI.A materializou seu objetivo principal: popularizar a Comunicação Ambiental como ferramenta para a Sociedade Mineira e para os Promotores de Justiça ampliarem suas capacidades de atuação frente aos retrocessos ambientais.

Nas suas duas últimas fases (V e VI), também estreitou seu suporte à Coordenadoria das Promotorias do Patrimônio Cultural (CPPC), tanto na consultoria quanto na produção de conteúdo informativo e educativo, ampliando a comunicação dessa Coordenadoria do MPMG com os cidadãos mineiros. Nesse período, o LEI.A também desenvolveu conteúdos especiais para atender especificamente a 3ª Promotoria da Comarca de Paracatu. Dentre eles, a produção do filme “Paracatu, Rio Bom”. O interesse do MPMG e a existência de outras demandas na Comarca de Paracatu, no tocante ao uso da Comunicação como ferramenta de apoio à Educação e Preservação Patrimonial, justificam a continuidade da parceria entre o LEI.A e a Promotoria dessa Comarca.

O projeto foi contemplado em cumprimento da determinação expedida nos autos do Cumprimento de Sentença nº 5001661-10.2018.8.13.0470.

Por meio do LEI.A, documentos históricos do século XIX sob custódia do 10º Tabelionato de Notas de Paracatu serão digitalizados e catalogados. Além disso, a proposta propõe a produção de um conteúdo educativo sobre a função dos cartórios para a preservação da memória.

Proponente: Associação dos Observadores do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

Local: Paracatu

Valor do Projeto: R$ 109.460,81

Data da Contemplação: 07 de dezembro de 2022

Período de Execução: 3 meses

Status: Concluído, com prestação de contas aprovada

Prestação de contas

Parecer técnico conclusivo

Relatório final de atividades e prestação de contas apresentado pelo proponente.

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: