Publicado em: 02/02/2024
54

Lei.A | Projeto Justiça e Arte – Fase III

Associação dos Observadores do Meio Ambiente de MG desenvolve, desde 2016, projetos de comunicação em suporte à sociedade civil e entidades públicas atuantes na defesa do meio ambiente e de outros direitos coletivos. Um deles é o “Justiça e Arte”, agora na 3ª fase

A Fase III do “Justiça e Arte” prevê a realização de oficinas, palestras, concurso e produção de conteúdo artístico/informativo referente a temas ligados à educação, em uma parceria com o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (CAOEDUC) e escolas selecionadas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O objetivo do projeto é aproximar a atuação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à sociedade, por meio da arte, na temática da educação.

Neste contexto, a ideia é estimular o sentimento de pertencimento dos estudantes junto à comunidade escolar. Para tanto, deverão ser executadas atividades culturais e educativas em escolas da RMBH, ampliando debates e aproximando-os do tema. A Associação dos Observadores do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, proponente do projeto, lembra que a comunicação digital provocou comunicadores a lançarem mão de linguagens, mídias e criatividade para que a informação seja cada vez mais palatável, de fácil e breve assimilação.

Foi nessa linha que se criou uma cultura interna no MPMG de abertura para parcerias com a sociedade civil voltadas a ampliar, por meio da arte, o empoderamento do cidadão e suas coletividades, revolucionando a relação entre dados técnicos e a comunicação direta com a população. Esta é a base do “Justiça e Arte”: ir de encontro dessa popularização do conteúdo ao descortinar o “juridiquês” de forma leve, envolvente e capaz de gerar empatia nas pessoas pelas ações constitucionais desenvolvidas pelo MPMG.

O foco das fases anteriores, em parceria com o CAOMA, CAOET E CAOPP, foi o combate aos crimes de lavagem de dinheiro, de corrupção e ambientais. CLIQUE AQUI e relembre a Fase II.

Em vista de manter o mesmo propósito de engajar a sociedade, a Fase III trabalhará com temas afeitos à educação, em razão do seu vasto campo de alcance e expressividade. Essa proposta foi contemplada em cumprimento dos Termos de Ajustamento de Conduta celebrados nos autos dos inquéritos civis nº MPMG-0027.23.000878-4 e MPMG-0027.23.000875-0.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do MPMG, em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Associação dos Observadores do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

Município de Execução: Belo Horizonte

Orçamento do Projeto: R$ 565.000,00

Período de Execução: 11 meses

Data da Contemplação: 17 de janeiro de 2023

Status: Em andamento

 

Capa: Jean Galvão | Lei.A Projeto Justiça e Arte

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 1301 e 1302 - Bairro Sto. Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2023 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: