Publicado em: 24/07/2019
101

Florestas plantadas para fabricação de produtos ajudam na preservação de recursos naturais

Hoje, a produção de itens utilizados no dia a dia das pessoas está cada vez maior. O mundo fica a cada dia mais populoso e, assim, o consumo cresce proporcionalmente. Escolher produtos que têm matéria-prima de fontes renováveis vem se tornando prioridade para empresas e pessoas que se preocupam com o futuro do nosso planeta.

Os produtos que usam a matéria-prima de árvores plantadas têm sua origem controlada, o que garante que nenhuma floresta nativa seja utilizada no processo de produção de, por exemplo, papel de escrever, papel higiênico, embalagens, sorvete, cápsulas de remédio, haste de óculos de acetato, tecido viscose, entre outros.

Adequar a produção e o consumo de produtos podem garantir que gerações futuras consigam usufruir de recursos naturais e indispensáveis à vida, um meio ambiente com clima equilibrado e com fontes de energia renovável. As florestas plantadas são fortes aliadas nessa missão de garantia de um futuro sustentável.

Quanto mais florestas plantadas, mais florestas nativas, fauna e flora serão preservados. O cultivo das florestas plantadas com foco na sustentabilidade só aumenta. Informações da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) mostram que o Brasil é o segundo país com área florestal do mundo, com cerca de 7,84 milhões de hectares de florestas, sendo que 1 hectare equivale a 1 campo de futebol oficial. De todo esse valor total, 5,6 milhões de hectares são florestas plantadas sustentáveis de espécies de eucalipto ou pinus.

As árvores contribuem na conservação de solo, sua cobertura vegetal recupera áreas degradadas, ajuda no abastecimento dos recursos hídricos e preserva o habitat natural para a fauna e flora nativa. São árvores desenvolvidas unindo conceitos de produtividade, equilíbrio do ecossistema e melhoria ambiental das comunidades do entorno.

Com o ecossistema balanceado, há uma melhora na qualidade do ar, do solo e da água. A cobertura vegetal aumenta a capacidade de infiltração da água da chuva na superfície e no lençol freático. Todo esse processo proporciona uma cadeia sustentável para a produção de materiais de consumo diário da população. Assista ao vídeo publicado pelo G1, que explica o assunto com mais detalhes.

Aqui no Semente você fica por dentro de vários projetos socioambientais e o impacto positivo que eles vêm causando em vários lugares do país. E não se esqueça de também fazer a sua parte para vivermos em um planeta sempre melhor, além de proteger nossos recursos naturais.

 

Foto: Fonte Bracell-Divulgação

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: