RESTAURAÇÃO PINTURAS DA CAPELA CEMITÉRIO DO BONFIM

O projeto Restauração pinturas da Capela Cemitério do Bonfim foi proposto na plataforma Semente pelo Grupo Oficina de Restauro Ltda, e contemplado pela 14ª Promotoria de Meio Ambiente de Belo Horizonte por meio do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos da Ação Civil nº 0024.13.267.348-4. A iniciativa foi proposta no intuito de realizar a restauração da pintura interna e externa do prédio da capela do necrotério do Cemitério do Bonfim, na cidade de Belo Horizonte/MG, incluindo o resgate das pinturas originais cobertas por várias camadas de repintura. 

Na ficha de Inventário de Proteção do Acervo Cultural de Minas Gerais – IPAC/MG, realizada pelo IEPHA/MG, consta que a edificação foi construída pela Comissão Construtora da Nova Capital em 1897 e seu tombamento ocorreu em 02 de junho de 1977. O monumento foi seriamente adulterado ao longo de vários anos. Em 2017, foi iniciado o seu restauro com a realização de um trabalho focado na cúpula metálica da capela do necrotério, executado pelo Grupo Oficina de Restauro com gerenciamento do Instituto Cultural Flávio Gutierrez e acompanhamento técnico feito pela Fundação Municipal de Cultura e pelo IEPHA/MG. 

Nesse processo, foram feitas prospecções nas paredes. Na parede interna foi encontrada, sob cinco camadas de tinta aplicadas ao longo dos anos, a pintura primitiva, em marmorizado, semelhante a existente no prédio do Museu das Minas e Metais, localizado na Praça da Liberdade, enquanto, na parede externa, descobriu-se um amarelo ocre que vem a ser a cor original. Tais descobertas são de extrema importância no que se refere à originalidade cromática do prédio, que foi decorado com cores vivazes e o inserem no conjunto de outras edificações da cidade projetadas e executadas pela Comissão Construtora da Nova Capital.

A partir dessas descobertas, fez-se necessário avançar o restauro da capela, com a proposta de resgatar as pinturas originais das paredes interna e externa, ocultas pelas intervenções inadequadas ao longo dos anos e também recuperar a integridade física das mesmas que sofreram diversos danos em sua estrutura. Logo, a iniciativa contemplada pela plataforma permitiu a remoção da repintura da área interna da capela, além da raspagem da pintura externa, lixamento e aplicação de tinta látex na tonalidade indicada pelo IEPHA/MG, considerando a cor encontrada nas prospecções feitas. 

 

  • Proponente: Grupo Oficina de Restauro Ltda
  • Município de execução: Belo Horizonte
  • Valor do Projeto: R$ 149.996,10
  • Período de Execução: 05 meses
  • Data da Contemplação: 02/09/2019
  • Status: Projeto finalizado.       

Arquivos

       

Realizadores

Endereço

Rua dos Guajajaras, 1.611, sala 901, Barro Preto, Belo Horizonte/MG

Contato

31 2535-0028 e 31 3330-9982
semente@cemais.org.br