SOS ANIMAIS BH. recolhimento de animais silvestres

O crescimento demográfico e a expansão das cidades tem feito com que os animais percam espaço e acabem ocupando os centros urbanos. Esta ocupação inapropriada, inevitavelmente, coloca estes animais em situações de vulnerabilidade e todos os dias animais silvestres são encontrados em situação de risco, feridos ou doentes em Belo Horizonte.

Somente o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Belo Horizonte (CETAS-BH) recebe, por ano, cerca de 10 mil animais silvestres, vários deles oriundos de recolhimento dentro dos centros urbanos. Devido à alta demanda de trabalho interno no CETAS (Recebimento dos animais, triagem, avaliação, cuidados clínicos e veterinários, destinação, dentre outras demandas) e a limitação de recursos humanos e financeiros dos órgãos ambientais, muitas vezes este recolhimento dentro dos centros fica prejudicado, não ocorrendo de maneira adequada.

Diante dessa realidade, o Instituto de Pesquisa Waita propõe, em parceira com o Instituto Estadual de Florestas – IEF, o projeto SOS ANIMAIS BH. recolhimento de animais silvestres, contemplado pela 14ª Promotoria de Meio Ambiente de Belo Horizonte, através de recursos advindos do Termo de Cooperação Técnica n. 042/2011, celebrado com a Fundação de Parques Municipais de Belo Horizonte

Destaca-se que este projeto  envolve uma equipe de resgate e recolhimento destes animais e o posterior encaminhamento para o CETAS-BH, onde receberão todos os cuidados e a chance de retorno a natureza.

Para execução do projeto a equipe responsável pelo resgate e recolhimento dos animais silvestres em Belo Horizonte receberá um treinamento realizado por analistas ambientais do IBAMA e do IEF. Todas as informações relevantes para a execução do projeto como, uso de equipamentos de contenção, técnicas de contenção, uso de equipamentos de proteção pessoal e atendimento a população serão abordados durante a capacitação.

 

  • Proponente: Instituto de Pesquisa e Conservação Waita em parceria com o Instituto Estadual de Florestas - IEF
  • Município de execução: Belo Horizonte
  • Valor do Projeto: R$ 237.750,00
  • Período de Execução: 36 meses
  • Data da Contemplação: 10/02/2020
  • Status: Projeto em andamento
       

Realizadores

Endereço

Rua dos Guajajaras, 1.611, sala 901, Barro Preto, Belo Horizonte/MG

Contato

31 2535-0028 e 31 3330-9982
semente@cemais.org.br