REVITALIZA UNICICLA

A UNICICLA é uma associação constituída por catadores de materiais recicláveis de Nova União / MG que tem como objetivo principal destinar os resíduos da coleta seletiva do município de Nova União à indústria de reciclagem. O trabalho consiste na triagem, separação e comercialização dos resíduos recicláveis descartados pela população, empresas e comunidade geral do município e destinados a Usina de Triagem e compostagem de lixo localizada no município.

O papel da UNICICLA é promover a defesa do meio ambiente e inclusão social, através da gestão de resíduos e dos catadores. A UNICICLA integra a Rede Sol MG – Cooperativa Central Solidária de Catadores de Materiais Recicláveis de MG da região metropolitana de BH, que reúne cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis em uma melhor condição de organização, qualidade no trabalho e justiça social.

Este projeto tem como objetivo principal o apoio a UNICICLA, propondo a revitalização da área de vivência da Usina de reciclagem de Nova União que se encontra em total precariedade. A proposta inclui reparos no telhado para abrigar os catadores no período chuvoso; a troca de todas as portas que atualmente é de lata por porta de aço, garantindo segurança a área administrativa, cozinha e banheiros; assentamento do piso de cerâmica para garantir mais higiene e dignidade aos catadores; afixação de janela na cozinha para garantir ventilação e luminosidade da área; instalação de sistema de câmera de segurança para inibir infratores de roubo; instalação de portão de grade de ferro na entrada para garantir segurança e fechamento do local; instalação de placa de identificação da área da Usina para orientar a entrega voluntaria de materiais recicláveis indicando o horário de funcionamento.

O projeto REVITALIZA UNICICLA foi proposto na plataforma Semente pela Unicicla - Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nova União, e contemplado pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caeté, através do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos do Inquérito Civil nº MPMG 0045.17.000086-8.

 

  • Proponente: Unicicla - Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nova União
  • Município de execução: Nova União
  • Valor do Projeto: R$ 22.339,03
  • Período de Execução: 02 meses
  • Data da Contemplação: 20/02/2020
  • Status: Projeto em andamento
       

Realizadores

Endereço

Rua dos Guajajaras, 1.611, sala 901, Barro Preto, Belo Horizonte/MG

Contato

31 2535-0028 e 31 3330-9982
semente@cemais.org.br