Canguru

O projeto Canguru, criado em 2015, é desenvolvido pelo Centro de Apoio do Balneário Água Limpa (CABAL) no bairro Balneário Água Limpa, em Itabirito/MG, com o objetivo de prover às crianças da localidade alimentação diária e suporte pedagógico complementar com intuito de dar apoio para melhoria do desempenho escolar. A iniciativa surge a partir das necessidades do bairro, uma área de ocupação com aproximadamente 2.500 construções e uma população residente de cerca de 1.200 habitantes com condições precárias de vida, falta de infraestrutura adequada e uma deficiente condição escolar das crianças locais.

O Centro se manteve com recursos próprios de sua fundadora, a moradora Sra. Rosana Galdino, com contribuições de moradores das vizinhanças e de doações de cestas básicas mensais. Outras formas de apoio vieram através de doação de livros e móveis. Em 2018, a Adesita, parceira do CABAL, propõs na plataforma Semente um projeto para continuidade e apoio dessa iniciativa com a oferta de atividades de suporte pedagógico, reforço na alimentação e educação ambiental para 18 crianças. 

Ao final, foi realizado o processo de formalização da organização CABAL junto ao cartório por meio da criação de Ata de constituição, Ata de posse e Estatuto, uma forma de promover o fortalecimento local solicitado pela própria promotoria de Justiça no momento de repasse do recurso. 

O projeto Canguru foi contemplado na plataforma Semente por meio do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos do Inquérito Civil nº MPMG 01319.14.000092-2 da promotoria de Itabirito

  • Proponente: Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito - Adesita
  • Município de execução: Itabirito
  • Valor do Projeto: R$ 107.191,18
  • Período de Execução: 8  meses
  • Data da Contemplação: 26/04/2018
  • Status: Concluído e prestação de contas aprovada

Arquivos

       

Realizadores

Endereço

Rua dos Guajajaras, 1.611, sala 901, Barro Preto, Belo Horizonte/MG

Contato

31 2535-0028 e 31 3330-9982
semente@cemais.org.br