Pets Amigos da AMNOR

O projeto Pets Amigos da AMNOR foi proposto na plataforma Semente pela Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR) e contemplado pela Promotoria de Justiça da Comarca de Paracatu/MG por meio de Termo de Compromisso celebrado nos autos dos Inquéritos Civis nº 0470.06.000019-2 e 0470.10.0000017-8.

A iniciativa visa o controle populacional de cães e gatos de 19 municípios associados por meio da castração e microchipagem. A iniciativa surgiu devido a alta taxa reprodutiva e, consequentemente, o descontrole populacional desses animais, tanto em residências como em vias públicas, o que vem causando o aumento de acidentes como atropelamentos, mordeduras e zoonoses.

Pets Amigos da AMNOR prevê a castração, implementação do microchip e emissão de carteira de identificação do animal por meio de duas unidades móveis (castramóveis), sendo 4 mutirões em cada município. Além disso, serão promovidas atividades de educação ambiental, do Programa "Conscientização para Tutela Responsável dos Animais e Campanha de Castração de animais de Rua", como palestras, jogos, documentários e distribuição de materiais educativos.

Os municípios envolvidos no projeto fazem parte do Programa Regional em Defesa da Vida Animal (Prodevida), iniciativa idealizada pela Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna (Cedef/MPMG) que apoia cidades de 11 comarcas do MPMG para a implementação de políticas públicas voltadas ao controle populacional de cães e gatos em área urbana.

Os mesmos serão capacitados por meio do projeto Gestão em Manejo Populacional de Cães e Gatos, ação também contemplada pela plataforma Semente que visa a formação de profissionais que atuam diretamente no controle animal nos municípios integrantes do Prodevida. 

Proponente:  Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR)
Municípios de execução: Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, João Pinheiro, Lagoa Grande, Natalândia, Riachinho, Unaí, Uruana de Minas, Urucuia, Vazante, Pintopólis, Paracatu
Valor do Projeto: R$ 1.124.844,84
Período de Execução: 12 meses
Data da Contemplação: 29/01/2021
Status: início da execução em agosto de 2021

       

Realizadores

Endereço

Rua dos Guajajaras, 1.611, sala 901, Barro Preto, Belo Horizonte/MG

Contato

31 2535-0028 e 31 3330-9982
semente@cemais.org.br