Ser do Cerrado

O Cerrado é o bioma predominante em MG e Brumadinho está localizada justamente em uma região de transição deste bioma com a Mata Atlântica. Sabe-se que os jardins de Inhotim possuem grande potência para a sensibilização ambiental, capaz de levantar importantes diálogos transdisciplinares e alcançar grandes públicos. 

 

Nesse sentido, o projeto busca explorar a potência dos jardins do Viveiro Educador, promovendo ações de curadoria botânica e de educação ambiental que visam o aumento do acesso à biodiversidade do Cerrado e que auxiliem na sensibilização de públicos de diferentes origens sobre a importância desse bioma como bens materiais e imateriais, individuais e coletivos, essenciais para o equilíbrio ecológico e também para expressões culturais.

 

Um dos espaços fundamentais para o trabalho do Inhotim na área ambiental é o Viveiro Educador. Trata-se de um complexo de produção, manutenção e exposição de plantas e o “coração” do jardim botânico. Além de concentrar pesquisas científicas e atividades de manutenção dos jardins do Inhotim, o espaço é rico em possibilidades educativas. Nesse sentido, o projeto prevê a realização de um programa de educação ambiental e cultural, com ênfase na biodiversidade do Cerrado, que é um hotspot de conservação.

 

Em outras palavras, o “Ser do Cerrado” vai promover diálogos sobre a importância do Cerrado, tornar sua diversidade biológica conhecida e estimular o engajamento da sociedade em sua conservação são passos importantes para a proteção deste, que é um hotspot de conservação. 

 

Contemplado pela Promotoria de Justiça da Comarca de Paracatu, por meio do Termo de Compromisso celebrado nos autos dos Inquéritos Civis nº 0470.06.000019-2 e 0470.10.000017-8, o projeto “Ser do Cerrado” foi apresentado pelo Instituto Inhotim. 

 

Proponente: Instituto Inhotim 

Municípios de execução: Brumadinho 

Valor do Projeto: R$ 2.098.481,76

Período de Execução: 12 meses

Data da Contemplação: 15/01/2022

Status: Em andamento 

       

Realizadores

Endereço

Avenida Raja Gabaglia, 2.000, sala 802 C, bloco 1 - Belo Horizonte/MG

Contato

31 3330-9927
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma