Publicado em: 07/04/2022
171

Projeto Voar – desenvolvimento de técnicas para o retorno à natureza do psitacídeo mais capturado do mundo, o papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva)

O tráfico de animais silvestres tem consequências gravíssimas para a biodiversidade e pode ocasionar extinções de espécies de forma a desequilibrar o ecossistema. Enquanto as matas ficam vazias, os centros de triagem de animais silvestres (CETAS), que recebem animais apreendidos, estão lotados e o retorno desses animais à natureza constitui um desafio árduo para os gestores da fauna silvestre. Apesar disso, projetos de reintrodução são raros, mesmo sendo constantemente mencionados como uma alternativa para a conservação de espécies ameaçadas.

O Amazona aestiva é o papagaio mais recebido nos CETAS, são retirados ainda filhotes de seu habitat natural, necessitando de um processo de reabilitação oneroso, complexo e demorado. Diante desse quadro delicado e alarmante, além de devolver essas aves à natureza, dando continuidade aos ciclos ecológicos interrompidos, esse projeto irá produzir informações técnicas e científicas sobre processos de reintrodução.

Apresentado à Plataforma Semente pelo Instituto de Pesquisa e Conservação Waita, o projeto busca desenvolver as técnicas de triagem, manejo, reabilitação, soltura e o monitoramento de psitacídeos cativos. Esses são alguns dos objetivos do projeto.

Coloridas, animadas e barulhentas, são várias as aves que fazem parte da família dos psitacídeos e as mais conhecidas são as araras, os papagaios, as cacatuas, os periquitos australianos, os periquitos verdes, as calopsitas, as maritacas, as marianinhas, dentre outras. Elas possuem a cabeça robusta e larga para sustentar o bico, que é curvo, forte para quebrar e descascar sementes, além de alimentos como amêndoas, castanhas e coco.

Os psitacídeos pertencem à ordem psittaciforme que, conforme levantamentos realizados em 2019, é composta por 398 espécies, reunidas em quatro famílias, Strigopidae, Cacatuidae, Psittaculidae e Psittacidae.

Após desenvolver as técnicas mencionadas, o projeto "Projeto Voar – desenvolvimento de técnicas para o retorno à natureza do psitacídeo mais capturado do mundo, o papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva)", vai soltar e monitorar, no cerrado, um grupo de papagaios-verdadeiros.

O projeto foi Contemplado pela 01ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itabirito, por meio do Termo de Compromisso celebrado nos autos dos Inquéritos Civis nº 0319.13.000107-5, 0319.18.0000.28-7 e 0319.20.000345-1.

 

CLIQUE AQUI e saiba sobre a visita técnica feita pela Equipe Semente

 

Proponente: Instituto de Pesquisa e Conservação Waita

Municípios de execução: Belo Horizonte, Confins, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas, Santa Bárbara

Valor do Projeto: R$ 215.000,00

Período de Execução: 20 meses

Data da Contemplação: 14/12/2021

Status: em andamento

Prestação de contas

Relatório Visita Técnica

Relatório Visita Técnica realizada em 12 de setembro de 2023

Clique aqui e acesse!

Relatório Visita Técnica

Relatório 2ª Visita Técnica realizada em 29 de novembro de 2022

Clique aqui e acesse!

Relatório Visita Técnica

Relatório Visita Técnica realizada em 13 de dezembro de 2022

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: