Os Estoques Pesqueiros e as Populações Ribeirinhas

Os Estoques Pesqueiros e as Populações Ribeirinhas tem como objetivo a promoção da inserção das comunidades tradicionais no processo de gestão ambiental, principalmente da biodiversidade aquática, no Norte de Minas.

A gestão participativa baseia-se na realização de estudos sobre a biodiversidade aquática, inserindo as comunidades tradicionais em todas as etapas do processo. Devido às restrições orçamentárias atuais, esse trabalho está prestes a acabar, e com ele todas as relações de confiança entre comunidades e poder público adquiridas ao longo desses 10 anos. A ideia é para que a rede já estruturada seja mantida. Além disso, a parceria com a WAITA irá fortificar a relação entre as Organizações não governamentais, poder público e as comunidades tradicionais. A execução deste projeto tornará possível continuar a geração de dados fundamentais para definição de politicas públicas relacionadas gestão ambiental participativa e medidas de conservação de espécies ameaçadas.

O projeto foi contemplado por meio de medida compensatória ambiental e tem como objetivo a atualização constante dos dados coletados pelos ribeirinhos, em relação à situação dos estoques pesqueiros em São Francisco, no Norte de Minas.

As informações produzidas definem as políticas públicas relacionadas ao ordenamento pesqueiro, as medidas de conservação de espécies ameaçadas e a inserção das comunidades na gestão dos recursos naturais.

O projeto foi contemplado pela 01° Promotoria de Justiça da Comarca de Itabirito, com recursos são Termo de Compromisso Aditivo celebrado nos autos dos Inquéritos Civis n°s: 0319.13.000107-5, 0319.18.0000.28-7 e 0319.20.000345-1

 

Proponente: Instituto de Pesquisa e Conservação Waita

Municípios de execução: Januária, São Francisco, São Romão

Valor do Projeto: R$ 185.000,00

Período de Execução: 24 meses

Data da Contemplação:01/02/2022

Status: em andamento

 

       

Realizadores

Endereço

Avenida Raja Gabaglia, 2.000, sala 802 C, bloco 1 - Belo Horizonte/MG

Contato

31 3330-9927
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma