Atualização do Balanço Hídrico do Noroeste de Minas Gerais

A região Noroeste tem vivenciado uma expansão da agricultura irrigada, ao mesmo tempo em que vem gerando preocupações com relação à disponibilidade hídrica, já que tem havido um rápido aumento das áreas de conflito pelo uso da água. E a existência de 1800 processos de outorgas aguardando análise incorpora ao sistema uma grande incerteza sobre a demanda e comprometimento da disponibilidade hídrica da região.

Neste sentido, a finalização dos processos de outorga e a instalação de estação de medição de vazão, permitirá a atualização sobre a relação demanda x disponibilidade hídrica, resultando em ganhos ambiental, econômico e social para toda a região.


Indicado na plataforma Semente pela Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo, tem como objetivo o estabelecimento das bases técnicas para aprimoramento da gestão integrada de recursos hídricos no Noroeste de Mineiro, considerando a necessidade de atualização do balanço hídrico das bacias hidrográficas que compõem a região e o incremento do monitoramento de vazão dos seus principais corpos hídricos.


Contemplado pela Promotoria de Justiça da Comarca de Paracatu, por meio do Termo de Compromisso celebrado nos autos dos Inquéritos Civis nº 0470.06.000019-2 e 0470.10.000017-8.

 

Proponente: Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo
Municípios de execução: Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Grande, Natalândia, Riachinho, São Gonçalo do Abaeté, Unaí, Uruana de Minas, Urucuia, Varjão de Minas, Vazante, Paracatu
Valor do Projeto: R$ 259.529,60
Período de Execução: 24 meses
Data da Contemplação:12/04/2021
Status: em andamento

       

Realizadores

Endereço

Avenida Raja Gabaglia, 2.000, sala 802 C, bloco 1 - Belo Horizonte/MG

Contato

31 3330-9927
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma