Projeto de recuperação das encostas da Gruta Nossa Senhora de Itaúna em bioma Mata Atlântica

O projeto de recuperação das encostas da Gruta Nossa Senhora de Itaúna em bioma Mata Atlântica foi proposto na plataforma Semente pela Mitra Diocesana de Divinópolis, e contemplado pela Promotoria de Itauna, através do acordo judicial celebrado nos autos do processo judicial n° 0338100112758.

Situado na área urbana do município, a Gruta Nossa Senhora de Itaúna é um patrimônio tombado e cartão postal local em razão da sua grande importância para a comunidade. No entorno da Gruta é possível observar fragmentos de Mata Atlântica, mas que possuía grande fragilidade e instabilidade do ecossistema, aliado aos deslizamentos de terra ocorridos que ameaçavam o bioma e a segurança dos frequentadores de forma significativa. O projeto objetivou a definição de ações destinadas à reconstituição do fragmento, possibilitando o sistema retornar a condição de equilíbrio mínima para sua estabilização.

Para atingir seus objetivos foram realizadas ações para promover a recuperação e a estabilidade dos solos contra processos erosivos e suas consequências com a contenção dos terrenos a montante, drenagem do volume calculado, grampeamento de áreas, retenção de sedimentos e redução de velocidade pluvial.

Após as ações de recuperação da estabilidade do solo, foi realizada a recomposição da flora de modo contribuir para o restabelecimento das populações florísticas e faunísticas locais. Por meio do plantio de 609m² de forração, utilizando as espécies herbáceas Dinheiro em Penca, Singonio, Grama Amendoim e Impatiens, 86 unidades de espécies arbóreas nativas da mata Atlântica e frutíferas e construção de 100m² de área ajardinada, utilizando forração e 4 espécies arbóreas nativas.

Ao término do projeto foi verificado saldo na conta bancária referente aos rendimentos que possibilitou a instalação de sistema de combate ao incêndio instalado a fim de conter inicialmente possíveis passagens de fogo sobre a vegetação.

  • Proponente: Mitra Diocesana de Divinópolis
  • Município de execução: Itaúna
  • Valor do Projeto: R$ 413.979,00
  • Data da Contemplação: 04/03/2016
  • Período de Execução: 4 meses
  • Status: Concluído com prestação de contas aprovada
       

Realizadores

Endereço

Rua dos Guajajaras, 1.611, sala 901, Barro Preto, Belo Horizonte/MG

Contato

31 2535-0028 e 31 3330-9982
semente@cemais.org.br