Reconstrução e restituição da Capela Senhor do Bonfim à comunidade itaunense

O projeto Reconstrução e restituição da Capela Senhor do Bonfim à comunidade itaunense foi proposto na plataforma Semente pela Mitra Diocesana de Divinópolis, e contemplado pela Promotoria de Itauna, através do acordo judicial celebrado nos autos do processo judicial n° 0338100112758.

A Capela Senhor do Bonfim é um patrimônio tombado, localizado no alto do morro de mesmo nome, em meio a vegetação de cerrado. Construída em 1853, é utilizada como ponto de peregrinação e visitada por estudiosos e amantes da natureza, pelo seu valor histórico, ambiental e localização privilegiada. A capela foi destruída por um incêndio em outubro de 2014, sofrendo danos em toda estrutura. O projeto de reconstrução da capela objetivou a restituição do patrimônio à comunidade, reintegrando-o ao bioma local.

Para atingir seus objetivos, foram realizados estudos preliminares para avaliação da área compatível com a legislação, normas e regulamentos aplicáveis. Após a avaliação, forma realizadas ações de restauração e recuperação dos ambientes e elementos remanescentes que não foram afetados pelo incêndio ou com indicação de recuperação.

Além disso, foram realizadas ações de recuperação da área do entorno com a instalação de portaria para controle de visitação e garantia de segurança do local para a comunidade.

O projeto foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaúna e com a Associação Regional de Proteção Ambiental – ARPA de Divinópolis.

  • Proponente: Mitra Diocesana de Divinópolis
  • Município de execução: Itaúna
  • Valor do Projeto: R$ 87.464,16
  • Período de Execução: 4 meses
  • Data da Contemplação: 01/08/2016
  • Status: Concluído com prestação de contas aprovada
       

Realizadores

Endereço

Rua dos Guajajaras, 1.611, sala 901, Barro Preto, Belo Horizonte/MG

Contato

31 2535-0028 e 31 3330-9982
semente@cemais.org.br