Publicado em: 12/02/2019
135

Água Limpa para todos

 

O projeto Água Limpa para Todos foi proposto na plataforma Semente pelo Instituto Guaicuy, e contemplado pela 1ª Promotoria de Itabirito por meio do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos da Ação Civil nº MPMG 0319.14.000092-2. O Instituto Guaicuy, criado no ano de 2000, trabalha com comunidades, instituições públicas e privadas para reverter a lógica de degradação dos rios e, assim, da qualidade de vida na bacia do Rio das Velhas.

A iniciativa teve como foco o bairro Água Limpa, que faz parte da bacia e é localizado entre as cidades mineiras de Nova Lima e Itabirito/MG. A comunidade é abundante em águas, em terra rica em ferro e potente na absorção das chuvas necessárias à recarga hídrica que abastece os mananciais, como destaca o Instituto. Entretanto, justamente por suas riquezas, é uma localidade que está em constantes conflitos com a mineração e que enfrenta ainda problemas devido ao grande crescimento populacional, carece de abastecimento de água e de tratamento de esgoto.

Neste contexto, a iniciativa Água Limpa para Todos foi proposta com o intuito de conservar nascentes em diferentes contextos de pressão e de degradação, além de desenvolver ações de educação ambiental, tendo em vista a saúde coletiva, a melhoria da qualidade de vida da comunidade e o reconhecimento do território. Para isso, o projeto foi realizado em etapas interdependentes: pesquisa de campo para identificação de atores locais e demandas prioritárias na área ambiental, mobilização social, realização de um programa de educação ambiental com diversas ações como formação de agentes ambientais e atividades em escolas e conservação de nascentes com cercamento.

  • Proponente: Instituto Guaicuy
  • Município de execução: Bairro Água Limpa – Itabirito
  • Valor do projeto: R$ 406.987,20
  • Período de execução: 24 meses
  • Data da contemplação: 07 de agosto de 2017
  • Status: Concluído, prestação de contas aprovada. 

Prestação de contas

Arquivo

Conservar nascentes em diferentes contextos de pressão e de degradação, além de desenvolver ações de educação ambiental, tendo em vista a saúde coletiva e melhoria da qualidade de vida

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: