Publicado em: 13/02/2019
78

Montanhas dos Muriquis

Expedições científicas mensais serão organizadas para diferentes localidades - no interior do PESB e em pontos estratégicos de seu entorno – realizando-se censos da população de muriquis, conjuntamente com a construção de uma rede de contatos com as comunidades humanas locais. Serão demarcados os principais fragmentos florestais no entorno do PESB, auxiliando na busca de grupos ou indivíduos de muriquis isolados.

O censo de muriquis será conduzido conforme protocolos elaborados e disponíveis no Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Muriquis - PAN Muriquis. Os dados coletados permitirão calcular a quantidade, densidade e localização dos muriquis na região, possibilitando análises da viabilidade de sobrevivência desses primatas no futuro, direcionando as ações prioritárias e diretas para a conservação da espécie.

Para levar às pessoas o conhecimento sobre elementos e processos naturais, tais como biodiversidade, conservação de recursos naturais, sustentabilidade, áreas protegidas e espécies ameaçadas, haverá contato direto com as comunidades do entorno do PESB, de duas formas: a) Durante as expedições científicas mensais, oportunidades em que representantes comunitários e de escolas locais serão cadastrados e convidados a acompanhar os pesquisadores em um dia de campo. b) Por meio de caravanas educativas semestrais, visitando o mínimo de cinco pontos-chaves por caravana.

Neste contexto, o projeto Montanhas dos Muriquis foi proposto na Plataforma Semente pela Muriqui Instituto de Biodiversidade, e contemplado pela Promotoria de Justiça da comarca de Ubá através do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos do Inquérito Civil nº MPMG 0024.15.008597-5.

  • Proponente: Muriqui Instituto de Biodiversidade
  • Município de execução: Pedra Bonita, Sericita, Araponga, Divino, Ervália, Fervedouro, Miradouro, Muriaé, Rosário da Limeira (Serra do Brigadeiro)
  • Valor do projeto: R$ 212.230,76
  • Período de execução: 24 meses
  • Data da contemplação: 11 de dezembro de 2017
  • Status: Projeto concluído, com prestação de contas em andamento

Prestação de contas

Visita Técnica

Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, de 24 a 26/10/23

Clique aqui e acesse!

Arquivo

Objetivo passa pela proteção e aumento da população de muriquis-do-norte na Serra do Brigadeiro, bem como o conhecimento científico e popular sobre essa espécie ameaçada de extinção

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: