Montanhas dos Muriquis

Expedições científicas mensais serão organizadas para diferentes localidades - no interior do PESB e em pontos estratégicos de seu entorno – realizando-se censos da população de muriquis, conjuntamente com a construção de uma rede de contatos com as comunidades humanas locais. Serão demarcados os principais fragmentos florestais no entorno do PESB, auxiliando na busca de grupos ou indivíduos de muriquis isolados.

O censo de muriquis será conduzido conforme protocolos elaborados e disponíveis no Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Muriquis - PAN Muriquis. Os dados coletados permitirão calcular a quantidade, densidade e localização dos muriquis na região, possibilitando análises da viabilidade de sobrevivência destes primatas no futuro, direcionando as ações prioritárias e diretas para conservação da espécie.

Para levar às pessoas o conhecimento sobre elementos e processos naturais, tais como biodiversidade, conservação de recursos naturais, sustentabilidade, áreas protegidas, espécies ameaçadas e etc, será mantido contato com as comunidades do entorno do PESB, de duas formas: a) Durante as expedições científicas mensais, oportunidades em que representantes comunitários e de escolas locais serão cadastrados e convidados a acompanhar os pesquisadores em um dia de campo. b) Através de caravanas educativas semestrais, visitando o mínimo de cinco pontos chave por caravana.

Neste contexto, o projeto Montanhas dos Muriquis foi proposto na plataforma Semente pela Muriqui Instituto de Biodiversidade, e contemplado pela Promotoria de Justiça da comarca de Ubá através do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos do Inquérito Civil nº MPMG 0024.15.008597-5.

 

  • Proponente: Muriqui Instituto de Biodiversidade
  • Município de execução: Pedra Bonita, Sericita, Araponga, Divino, Ervália, Fervedouro, Miradouro, Muriaé, Rosario da Limeira (Serra do Brigadeiro).
  • Valor do projeto: R$ 212.230,76
  • Período de execução: 24 meses
  • Data da contemplação: 11 de dezembro de 2017
  • Status: Projeto em andamento

Prestação de contas

Arquivo

Aumentar a população de muriquis-do-norte na Serra do Brigadeiro, bem como sua proteção e o conhecimento científico e popular sobre esta espécie ameaçada de extinção

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Avenida Raja Gabaglia, 2.000, sala 802 C, bloco 1 - Belo Horizonte/MG

Contato

31 3330-9927
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma