Publicado em: 13/02/2019
81

Pelas Águas do Ribeirão do Eixo

O Instituto Guaicuy, criado no ano de 2000, trabalha com comunidades, instituições públicas e privadas para reverter a lógica de degradação dos rios e, assim, da qualidade de vida na bacia do Rio das Velhas. A região do alto Rio das Velhas é uma área estratégica de produção de água para abastecimento de mais de 2 milhões de habitantes de Belo Horizonte, entretanto, há pressão da mineração que avança sobre as áreas de nascentes, o que favorece a contaminação e poluição de mananciais. 

Conforme o Mapa de Fragilidades Ambientais e Plano de Ações Prioritárias para Recuperação Ambiental do Alto Velhas são observados setores com intensidade de fragilidade ambiental muito forte em zonas aquíferas com mineração a céu aberto em atividade. 

O projeto Pelas Águas do Ribeirão do Eixo foi proposto com o intuito principal de elaborar um diagnóstico de qualidade e quantidade de água alinhado a ações de educação ambiental e capacitação de professores, sendo a proposta essencial para o reconhecimento do potencial hídrico da bacia, assim como para o enfrentamento pelos usos de interesses apenas econômico. 

Para isso, a iniciativa foi estruturada em diferentes etapas interdependentes: 1) Mobilização e comunicação social; 2) Cadastro, mapeamento e caracterização das nascentes; 3) Realização de campanhas de análises da qualidade da água em pelo menos dez áreas de nascentes; 4) Capacitação de professores das escolas da região; 5) Mobilização social e educação ambiental com estudantes das escolas locais; 6) Realização de mapeamento participativo utilizando a metodologia 3P; 7) Proteção das Nascentes através de cercamento.

Pelas Águas do Ribeirão o Eixo foi contemplado na plataforma Semente pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itabirito por meio de Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos do Inquérito Civil nº MPMG 0024.11.006422-7. 

  • Proponente: Instituto Guaicuy
  • Município de execução: Itabirito
  • Valor do projeto: R$ 280.248,20
  • Período de execução: 14 meses
  • Data da contemplação: 27 de junho de 2018
  • Status: Projeto concluído com prestação de contas aprovada.

Prestação de contas

Arquivo

Realizar mobilização pela qualidade e quantidade da água para uso humano e da biodiversidade na bacia do Ribeirão do Eixo, através ações de educação, proteção de nascentes e áreas de APP

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: