Projeto Terra das Águas - Programa Vida Nova Rio Formiga

O Rio Formiga, único fornecedor de água para o consumo humano no município, diminui sua vazão ano a ano, pelo desmatamento, pisoteio excessivo do gado, assoreamento de nascentes. Na seca, falta água para a população urbana, exigindo do SAAE um rodízio no fornecimento.

A área tem muitos agricultores, aos quais também faltou água, a ponto de surgir um conflito pelo uso da água entre a cidade e o campo; na ocasião o poder público chegou a lacrar diversas bombas de horticultores, provocando prejuízos e insatisfações.

As sucessivas crises motivaram o “Programa Vida Nova Rio Formiga” criado pela Lei 5082/16 que abarca vários projetos, dentre eles o presente “Terra das Águas”, projeto que objetiva a execução de ações de conservação do solo, protejam nascentes e cursos de água (cercas e plantio, quando necessário), provoquem a infiltração de água no solo e controlem os processos erosivos (barraginhas e terraços), visando o aumento da quantidade e a melhoria da qualidade das águas.

Neste contexto de necessidade, o projeto  Terra das Águas - Programa Vida Nova Rio Formiga foi proposto na plataforma Semente pela Fundação Educacional de Formiga - MG - FUOM, e contemplado pela  Promotoria de Justiça da comarca de Formiga, através do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos do Inquérito Civil nº MPMG 0261.16.000643-1.

 

  • Proponente: Fundação Educacional de Formiga - MG - FUOM
  • Município de execução: Formiga
  • Valor do projeto: R$ 1.100.060,53
  • Período de execução: 24 meses
  • Data da contemplação: 10 de janeiro de 2019;
  • Status: Projeto em andamento

 

Arquivos

       

Realizadores

Endereço

Rua dos Guajajaras, 1.611, sala 901, Barro Preto, Belo Horizonte/MG

Contato

31 2535-0028 e 31 3330-9982
semente@cemais.org.br