Restauração dos Elementos Artísticos Igreja N. S. Rosário

 

A ausência de ações de conservação preventiva e manutenção dos elementos artísticos integrados na Igreja Nossa Senhora do Rosário em Acuruí, distrito do município de Itabirito/MG, contribuíram para a sua degradação, causando graves problemas estruturais e físicos. Inserida no perímetro de tombamento do Núcleo Histórico de Acuruí, a igreja foi construída no início do séc. XVIII e interditada no ano de 2016 a pedido do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), com riscos de incêndio e desmoronamento de algumas estruturas, colocando em risco a integridade física de frequentadores. 

Nesse contexto, em 2018, o projeto Restauração da Igreja de Nossa do Rosário de Acuruí foi proposto na plataforma Semente pelo Instituto Yara Tupynambá, e contemplado pela 1° Promotoria de Justiça da comarca de Itabirito. Como complemento da reforma e do restauro do espaço, no mesmo ano, foi proposto este projeto complementar, de Restauração dos Elementos Artísticos Igreja N. S. Rosário, que teve por objetivo a restauração de elementos da igreja como o forro e cimalha da capela mor, o púlpito (guarda corpo) e o coro, dentre outros itens que necessitavam de uma urgente intervenção, visto que se encontravam descaracterizados e em precário estado de conservação com risco de ruína e perda irreparável.

O projeto Restauração dos Elementos Artísticos da Igreja de Nossa do Rosário de Acuruí foi contemplado pela 1° Promotoria de Justiça da comarca de Itabirito por meio do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos do Inquérito Civil nº MPMG 0319.14.000092-2.

  • Proponente: Instituto Yara Tupynambá
  • Município de execução: Itabirito
  • Valor do projeto: R$ 453.000,00
  • Período de execução: 12 meses
  • Data da contemplação: 31 de agosto de 2018
  • Status: Projeto finalizado.

Arquivos

       

Realizadores

Endereço

Rua dos Guajajaras, 1.611, sala 901, Barro Preto, Belo Horizonte/MG

Contato

31 2535-0028 e 31 3330-9982
semente@cemais.org.br