Florestando

Em 2013 iniciou-se o trabalho em sistemas agroflorestais no sítio Mangueira, em Florestal. Desde então, com a mobilização de técnicos e agricultores, a prática se estendeu a outras propriedades da localidade, com ampliação do grupo das famílias agricultoras que adotam a técnica e aumento da produção.

Surge então a necessidade de uma melhor estruturação para que o grupo possa se consolidar e expandir. Nesse aspecto é importante que tanto as famílias agricultoras quanto a sociedade local estejam devidamente esclarecidos acerca dos aspectos envolvidos na produção de alimentos, para que possam fazer, com mais consciência, as suas opções pessoais, tanto no tocante ao modo de produção quanto no que diz respeito ao consumo de alimentos.

Neste contexto, o projeto Florestando foi proposto na plataforma Semente pela Associcação Florestalense de Agroecologia - AFLORA, e contemplado pelo Ministério Público do Trabalho, 3° Região, através do Acordo celebrado nos autos dos Inquéritos Civis N° 003826.2014.03.000/0; 001813.2013.000/0; 0010732-69.2017.03.0023.

O objetivo do projeto foi o fortalecimento e a ampliação da produção familiar agroecológica de alimentos existente em Florestal e o aumento do conhecimento da população local acerca dos impactos dos agrotóxicos e insumos químicos, cientes de que as práticas agroecológicas são regenerativas do meio ambiente, favorecem a saúde do trabalhador rural e do consumidor, e promovem o desenvolvimento sustentável, enquanto agricultura convencional, quimio-dependente, segue no sentido inverso, inclusive fragilizando soberania alimentar.

De maneira geral, pode-se considerar o objetivo final do projeto ampliado ao longo do seu processo de execução. Um projeto inicialmente voltado somente para o fortalecimento da Associação de produtores teve seu objetivo ampliado, alcançando inclusive a comunidade e principalmente as crianças no desenvolvimento das ações.

Ressaltam-se resultados positivos do projeto como apoio técnico com a disponibilização de materiais orientativos aos produtores locais; apoio aos produtores com instrumentos de facilitação das atividades internas; fomento da difusão do conhecimento e do debate acerca das questões pertinentes à produção e ao consumo de alimentos na rede pública municipal de ensino; desenvolvimento de ações enriquecedoras para a realidade da Creche e da Pré Escola Municipal.

 

  • Proponente: Associcação Florestalense de Agroecologia - AFLORA
  • Município de execução: Florestal
  • Valor do Projeto: R$ 586.834,22
  • Período de Execução: 14 meses
  • Data da Contemplação: 22/01/2017
  • Status: Projeto concluído com prestação de contas aprovada

 

Clique aqui e veja mais notícias sobre o projeto.

Arquivos

       

Realizadores

Endereço

Rua dos Guajajaras, 1.611, sala 901, Barro Preto, Belo Horizonte/MG

Contato

31 2535-0028 e 31 3330-9982
semente@cemais.org.br