Publicado em: 18/02/2019
77

Planejamento Estratégico do Plano de Manejo do PESI

O Parque Estadual Serra do Intendente (PESI) apresenta atributos naturais e históricos-culturais que se destacam no cenário das Unidades de Conservação (UCs) em Minas Gerais. Considerando que as UCs devem dispor de um Plano de Manejo (PM) e considerando que segundo o Instituto Estadual de Florestas, o PM do PESI não está completo, tendo sido elaborado somente o Encarte I, foi proposta neste projeto a elaboração do Encarte II que consiste no Planejamento Estratégico que envolve o Zoneamento, a Missão e Visão e os Programas de Manejo da UC.

Para elaboração do Encarte II, inicialmente foram realizadas duas oficinas, uma com os pesquisadores e outra com a comunidade local, para mapeamento das 20 fragilidades e 16 potencialidades do Parque Estadual. Após a realização das oficinas, foi concretizado o primeiro produto do projeto, sendo ele a construção do Mapa Síntese de Zoneamento do Parque contendo também a Zona de Amortecimento.

Após a fase de construção do mapa de Zoneamento foi elaborado o Planejamento Estratégico do Parque Estadual, com a missão, visão de futuro e programas de manejo para sua gestão. Além deste produto, foi produzida também uma cartilha de orientação, da qual foram impressas 800 unidades.

Os três produtos gerados neste projeto foram destinados aos órgãos interessados, sendo eles: Diretoria de Áreas Protegidas; Gerência do Parque Estadual da Serra do Intendente; Gerência do Parque Natural Municipal do Tabuleiro e Coordenação Regional de Unidades de Conservação da Unidade Regional do Alto Jequitinhonha.

Este projeto foi proposto na plataforma Semente pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade - IABS, e contemplado pela Promotoria de Conceição do Mato Dentro, através do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos do Processo N° 0175.09.13968-4.

 

Proponente: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade - IABS

Município de execução: Conceição do Mato Dentro

Valor do Projeto: R$ 215.654,23 (valor atualizado com saldo de rendimento)

Período de Execução: 07 meses

Data da Contemplação: 09/10/2017

Status: Projeto concluído com prestação de contas aprovada

Prestação de contas

Arquivo

Elaboração do Planejamento Estratégico (Encarte II) para compor o Plano de Manejo do Parque Estadual Serra do Intendente (PESI)

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: