A disputa entre sacos de papel e de plástico: descubra qual usar para ajudar o meio ambiente

Existe uma discussão que envolve o uso de sacolas feitas de plástico e de papel. Afinal, qual delas é menos prejudicial ao meio ambiente? Muitos ainda têm dúvidas sobre o potencial de poluição e dano ambiental das sacolas de cada material.

Às vezes pensamos que as sacolas de papel podem ser mais ecologicamente corretas por demorar menos tempo para se decompor no meio ambiente. Porém, esquecemos que elas precisam de árvores para serem produzidas, ao contrário das de plástico, produzidas a partir do refugo de produtos de refino de petróleo.

Esquecemos também que, como elas são menos duráveis, sendo mais propensas a rasgar, especialmente se forem molhadas, precisam de uma produção em maior escala. Isso significa que se os usuários tiverem que substituir suas sacolas com mais frequência, eles acabarão causando um dano ambiental maior.

O processo de fabricação das sacolas de papel também produz uma maior concentração de produtos químicos tóxicos em comparação com a fabricação de sacolas plásticas descartáveis. Um fato curioso é que, como os sacos de papel pesam mais do que os de plástico, seu transporte exige esforços maiores, aumentando sua pegada de carbono, que significa a quantidade de carbono equivalente emitida na atmosfera.

Em contrapartida, o papel sai em vantagem pela sua decomposição relativamente rápida, se tornando uma fonte de lixo mais fraca e representando pouco risco para a fauna, diferente do plástico. O material do papel também tem maior potencial de reciclagem, enquanto os sacos plásticos levam até mil anos para se decompor.

Independente do material de que são feitas, a solução para poluir menos com o uso das sacolas é reutilizá-las o máximo possível. Seguindo essa dica, as de algodão são as mais duráveis, apesar de usarem mais carbono em sua fabricação. Como podem ser reutilizadas mais vezes, elas se tornam melhores opções na hora de escolher entre as opções disponíveis no mercado.

Portanto, não se esqueçam de levarem suas sacolas reutilizáveis quando forem às compras! Dessa forma, não precisamos adquirir novos sacos no caixa e movimentar a produção de mais unidades. Isso sim causará um impacto ambiental ainda maior do que o fato de a sacola ser de papel, de plástico ou de algodão.

 

Foto: <a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo">Fundo foto criado por freepik - br.freepik.com</a>

Realizadores

Endereço

Rua dos Guajajaras, 1.611, sala 901, Barro Preto, Belo Horizonte/MG

Contato

31 2535-0028 e 31 3330-9982
semente@cemais.org.br