Publicado em: 07/07/2019
267

Com grande importância para todo o planeta, Amazônia é a única floresta tropical ainda conservada

A Amazônia desempenha um papel vital na regulação do clima da Terra, absorvendo bilhões de toneladas de dióxido de carbono a cada ano e produzindo 20% do oxigênio na atmosfera terrestre. Na Floresta Amazônica há abundância em vários recursos e ela é peça-chave para o equilíbrio da estabilidade ambiental do mundo.

Em relação a critérios ambientais, sua importância é medida pela variedade de espécies, fitoterapia, água doce, que é responsável pelo controle hídrico e climático, estoque de carbono, capacidade de transferir calor e vapor para outras regiões, dentre outros fatores.

David Shukman, editor de Ciência da BBC, esteve na Amazônia brasileira e se deparou com amplas áreas de árvores derrubadas e silêncio, junto aos vários tons de verde e do dinamismo da vida na imensa floresta. Assista ao vídeo completo da expedição feita por David.

Os dados obtidos pela BBC apontam que uma área equivalente a um campo de futebol é desmatada a cada minuto na região. Com o desmatamento e queimadas na região, as árvores liberam em torno de 200 milhões de toneladas de carbono por ano. Técnicos de órgãos ambientais brasileiros relataram à BBC um aumento gradual considerável no desmatamento da Floresta Amazônica.

Isso tudo é perigoso, porque o que as florestas retiram do ar elas também podem devolver. Quando elas são queimadas, a matéria de carbono da árvore é liberada no ar na forma de CO2, um gás que polui o ar e que já está em uma quantidade excessiva na atmosfera.

Pela sua grande relevância, a Amazônia não é importante apenas para o Brasil, mas também para o todo restante do planeta. De todas as florestas tropicais, a Amazônia é a única que ainda está conservada, em termos de tamanho e diversidade.

Além da diversidade de fauna e flora, lá vivem povos indígenas, seringueiros, castanheiros, ribeirinhos e outros povos que contribuem para uma riqueza e diversidade cultural que poucos conhecem. Eles aprenderam a utilizar os recursos, por causa de sua longa experiência dentro da floresta, e se tornaram importantes para a ciência e a tecnologia moderna.

 

Fonte AFP 2019 Raphael Alves

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: