Publicado em: 26/06/2019
39

Cidades distribuídas pelo mundo se esforçam para pôr em prática planos rigorosos em prol do meio ambiente

Algumas cidades estão liderando o combate às mudanças climáticas no mundo: 14 são donas dos planos mais rígidos para atingir a neutralidade climática ou de carbono até o ano de 2050. Muitas vezes capazes de agir mais rápido do que os governos nacionais, autoridades metropolitanas em Londres, Sydney e Boston fazem parte desse da lista de municípios que possuem os planos mais rigorosos para atingir a neutralidade climática ou de carbono até 2050.

Um grupo de cinco cidades, que incluem Paris e São Francisco, estabeleceu metas de 100% de energia renovável. Reykjavik, com 123 mil habitantes, afirma que já usa 100% de energia renovável. As cidades de toda parte do mundo formaram alianças para compartilhar conhecimentos e pressionar por mudanças. Uma dessas atitudes foi a iniciativa C40, fundado em 2005, que tem dezenas de cidades comprometidas com a implementação das metas sustentáveis. O Brasil também possui cidades participantes, como Rio de Janeiro e São Paulo.

As cidades abrigam mais da metade da população mundial e estão intensificando seus esforços para reduzir a poluição, muitas vezes sem depender de intervenção dos governos nacionais. Essa é a conclusão do CDP, uma organização sem fins lucrativos que incentiva as instituições a detalharem suas emissões de gases de efeito estufa.

Quase dois terços das emissões globais vêm das cidades, por isso essas medidas mostram uma certa preocupação das autoridades locais de fazer sua parte na diminuição do aquecimento global. O CDP quer dar maior visibilidade a essas iniciativas e encorajar outras cidades a assumirem compromissos ambientais semelhantes.

Entre as cidades com maiores pontuações, apenas 28 estabeleceram metas de neutralidade de carbono, que é o equilíbrio nas emissões de gases de efeito estufa, neutralidade climática, que significa conceber políticas mais amplas para reduzir o impacto global da atividade humana no meio ambiente, ou reduzir as emissões pela metade ou mais.

Das 625 cidades que participaram do relatório, quase 7% receberam a classificação mais alta, entrando para a lista “A” do CDP. Mais de 20 cidades dos EUA obtiveram a classificação mais alta, mostrando como legisladores municipais podem liderar o combate à mudança climática.

Por essa causa, nós continuamos com nosso projeto, fazendo nossa parte! Iniciativas que tragam bons resultados para o meio ambiente devem ser beneficiadas e ter espaço para que sejam vistas.

 

Fonte: exame.abril.com.br

 

Foto Decomurale inc.

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: