Publicado em: 29/05/2023
196

Primatas PERDidos: Conservação do muriqui-do-norte no Parque Estadual do Rio Doce

Além das ações de proteção da espécie e produção de conhecimento científico, o projeto prevê ações de educação ambiental
para fomentar a imagem de espécie-bandeira da Mata Atlântica

O muriqui-do-norte, maior primata das Américas, é uma espécie exclusiva da Mata Atlântica e possui uma população total inferior a 1.000 indivíduos. O que o tornou, em 2016, um dos 25 primatas mais ameaçados de extinção do mundo. O projeto Primatas PERDidos propõe avaliar a ocorrência, tamanho populacional e genética dos grupos remanescentes no Parque Estadual do Rio Doce (PERD), com objetivo de proteção da espécie e produção de conhecimento científico.

Com 36 mil hectares de Mata Atlântica preservada, o PERD é o maior fragmento de Mata Atlântica de Minas Gerais. O muriqui-do-norte desempenha uma importante função nos ecossistemas, já que são excelentes dispersores de sementes, podem garantir a integridade e a conectividade das áreas de mata em que residem. A presença do muriqui-do-norte em matas protegidas também é indicativa de boa qualidade ambiental, podendo considerá-lo como uma espécie guarda-chuva, já que favorece a conservação da paisagem e de outras espécies presentes no local. Sendo assim, o projeto também irá beneficiar a área de Mata Atlântica dentro do Parque Estadual do Rio Doce.

Estão previstas também ações de educação ambiental e primate watching, que vão auxiliar na divulgação de informações, de forma a conscientizar a população e contribuir para a conservação desse primata. O objetivo é usar a ciência-cidadã no exercício da proteção dessa espécie em longo prazo, tornando a sua imagem uma espécie-bandeira da Mata Atlântica. O projeto tem duração de 18 meses e foi contemplado em cumprimento da determinação expedida nas cláusulas 4 e 5 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024.

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMais, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado.

 

Proponente: Muriqui Instituto de Biodiversidade

Municípios de execução: Bom Jesus do Galho, Ipatinga, Marliéria, Dionísio, Timóteo

Valor do Projeto: R$ 368.550,00

Período de Execução: 18 meses

Data da Contemplação: 21 de março de 2023

Status: Em andamento 

 

FOTO: Paulo Quadros 

Prestação de contas

Visita Técnica

Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, entre os dias 12 e 14/12/2023.

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: