Publicado em: 09/02/2023
56

Projeto de gestão hídrica vai levará possíveis soluções em região de conflito por água


A equipe do Semente visitou, no último dia 08/02, o projeto Gestão hídrica nas bacias que compete a Associação dos Produtores Rurais da Região do Mundo Novo. Os técnicos do Semente permaneceram na zona rural de Unaí, na região Noroeste do estado.

A ideia foi apresentada pela Associação dos Produtores Rurais da Região do Mundo Novo, aquela cidade e os trabalhos tiveram início em outubro de 2022.

Para o IGAM, as 10 estações são importantes porque tratam de área de conflito. “Para gerenciar efetivamente essas áreas é importante conhecimento da situação real desses corpos hídricos. Essas estações permitem acompanhamento online (em tempo real) da vazão desses rios, facilitando a gestão por parte dos envolvidos. Todas as informações estão disponíveis no sistema gerenciado pela associação”, explica Marcelo Fonseca, Diretor Geral do IGAM.

Ainda segundo o gestor, os dados serão disponibilizados em sistema online próprio e encaminhados para que o Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM possa fazer o monitoramento e estudo do uso da água de forma a contribuir nas decisões e gestão de economia hídrica, garantindo totais publicidade e transparência.

Aguardando é que os produtores se conscientizem que não serão penalizados ao enviar dados para o IGAM, mas sim, serão auxiliados, aumentando e potencializando suas lavouras, com planejamento das safras, frente a disponibilidade hídrica, garantindo à sociedade, por outro lado, que os recursos hídricos serão utilizados de forma adequada.

“Em visita realizada foi possível verificar 04 já instalado na região rural. O projeto prevê a instalação dos outros 06 equipamentos remanescentes nos próximos 02 meses de execução”, conclui Renata Fonseca, Coordenadora do Semente.

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: