A equipe do Semente visitou, no último dia 08/02, o projeto Gestão hídrica nas bacias que compete a Associação dos Produtores Rurais da Região do Mundo Novo. Os técnicos do Semente permaneceram na zona rural de Unaí, na região Noroeste do estado.
A ideia foi apresentada pela Associação dos Produtores Rurais da Região do Mundo Novo, aquela cidade e os trabalhos tiveram início em outubro de 2022.
Para o IGAM, as 10 estações são importantes porque tratam de área de conflito. “Para gerenciar efetivamente essas áreas é importante conhecimento da situação real desses corpos hídricos. Essas estações permitem acompanhamento online (em tempo real) da vazão desses rios, facilitando a gestão por parte dos envolvidos. Todas as informações estão disponíveis no sistema gerenciado pela associação”, explica Marcelo Fonseca, Diretor Geral do IGAM.
Ainda segundo o gestor, os dados serão disponibilizados em sistema online próprio e encaminhados para que o Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM possa fazer o monitoramento e estudo do uso da água de forma a contribuir nas decisões e gestão de economia hídrica, garantindo totais publicidade e transparência.
Aguardando é que os produtores se conscientizem que não serão penalizados ao enviar dados para o IGAM, mas sim, serão auxiliados, aumentando e potencializando suas lavouras, com planejamento das safras, frente a disponibilidade hídrica, garantindo à sociedade, por outro lado, que os recursos hídricos serão utilizados de forma adequada.
“Em visita realizada foi possível verificar 04 já instalado na região rural. O projeto prevê a instalação dos outros 06 equipamentos remanescentes nos próximos 02 meses de execução”, conclui Renata Fonseca, Coordenadora do Semente.
Realizadores
Endereço
Avenida Raja Gabaglia, 2.000, sala 802 C, bloco 1 - Belo Horizonte/MGContato
31 3330-9927