Publicado em: 18/05/2023
132

Projeto Harpia: PERD quer identificar espécie no Parque Estadual do Rio Doce

Equipe de especialistas vai usar drones e outras tecnologias na busca de grandes águias
que estão em risco de extinção por perda de habitat

Considerada uma das maiores aves de rapina do planeta, a harpia possui cerca de um metro de altura e atinge até nove kg. Em todo o mundo, é classificada como vulnerável à extinção, principalmente pela perda de habitat. Diante do risco, o Instituto Últimos Refúgios apresenta o projeto para a investigação da existência da harpia e outras águias no Parque Estadual do Rio Doce, conhecido como PERD.

Uma das maiores áreas protegidas na Mata Atlântica, com 36 mil hectares, tem grande potencial de abrigar a espécie. O último registro da espécie dentro do Parque Estadual do Rio Doce ocorreu ainda em 1977. Porém, pesquisadores da harpia encontraram recentemente ninhos da espécie na porção da bacia do Rio Doce, localizada no estado do Espírito Santo. A relativa proximidade com as áreas de ocorrência atual da espécie, e a qualidade florestal do parque estadual, justificam as buscas por ninhos de harpia no local.

Embora os ninhos de harpias sejam grandes e frequentemente estão localizados no alto de árvores emergentes, são difíceis de encontrar. Com o uso do drone, é possível ter dados precisos para identificação das estruturas. Outro método a ser usado nesta investigação consiste em instalar pontos de escuta – caixas de som que reproduzem as vocalizações da espécie em pontos estratégicos do parque. Os pesquisadores também utilizam camêras-trap para fotografas as espécies, caso sejam encontradas.

Com duração de 12 meses, o projeto foi contemplado em cumprimento da determinação expedida nas cláusulas 4 e 5 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil Pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024, e será monitorado pelos profissionais especializados da Plataforma Semente. Uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMais, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado.

Proponente: Instituto Últimos Refúgios

Municípios de execução: Bom Jesus do Galho, Ipatinga, Marliéria, Dionísio, Timóteo

Valor do Projeto: R$ 336.000,00

Período de Execução: 12 meses

Data da Contemplação: 21 de março de 2023

Status: Em andamento  

 

FOTO: João Marcos Rosa

Prestação de contas

Visita Técnica

Relatório de visita da equipe técnica para acompanhamento do projeto, entre os dias 12 e 14/12/2023.

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: