Projetos

Confira aqui os projetos contemplados

Econhecendo as Trilhas 

O Econhecendo Trilhas foi inscrito na plataforma Semente pelo Centro de Referência em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável- CREADS e a proposta é apresentar diversas questões

Centro Integrado de Gestão Ambiental (CIGA)

O CIGA foi institucionalmente criado por meio da Resolução PGJ, de 3 de novembro de 2021 para prevenir desastres ligados à atividade de mineração e dotado de capacidade para firmar termos de cooperação técnica para emissão de parecer.

Manutenção Apoio Técnico ao Caoma MPMG 2022

O projeto tem como objetivo dar continuidade à assessoria técnica ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), oferecendo apoio técnico executivo em análise ambiental e execução de projetos.

Implantação da Coleta Seletiva - Ipaba / MG

O projeto tem objetivo de apoiar a implantação do serviço municipal de coleta seletiva solidária, com inclusão socioprodutiva de catadores de materiais recicláveis não organizados, fomentando seus empreendimentos econômicos para fortalecer o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos em Ipaba.

Contratação de Infraestrutura Humana para UC

Por meio do projeto será possível a contratação temporária de dois servidores: um agente de Defesa Ambiental Master e um agente de Defesa Ambiental Pleno para fortalecer as atividades de preservação aos incêndios florestais, intensificar as ações previstas no plano de manejo.

Grupo de Apoio em Perícia Ambiental Norte - Gapan

O objetivo do projeto é a elaboração de estudos, de relatórios e notas técnicas sobre análise ambiental de empreendimentos com potencial poluidor, para subsidiar os promotores de Justiça com informações técnicas, de acordo com quesitos e descrição de fato explicitado em inquéritos civis.

Patrulhando nas Minas Gerais

A proposta tem como objetivo a aquisição de uma viatura caminhonete Mitsubishi L200 Triton 4x4, para melhorar a prevenção e a repressão a crimes cometidos contra o meio ambiente, otimizando a prestação de serviços à sociedade, potencializando as ações preventivas no meio ambiente

IFTM Verde “Um Espaço Para A Educação Ambiental”

O projeto tem por objetivo formar um espaço para educação ambiental de alunos das escolas municipais, estaduais e federal de Paracatu, por meio da recuperação de área degradada e criação de área de conservação ambiental

Ampliação da Coleta Seletiva - Santana do Paraíso

O projeto tem o objetivo de ampliar e fortalecer as ações desenvolvidas na Primeira Fase de Implantação da Coleta Seletiva. Nesta Segunda Fase, será realizado o Diagnóstico do Serviço já implantado, a definição das áreas com potenciais para expansão da coleta de recicláveis, dentre outros

Arquivo Público Mineiro: Preservação do Patrimônio

Em atendimento à Recomendação Conjunta MPMG/CPPC nº 26/2019, o projeto tem como objetivo melhorar a infraestrutura de segurança, aquisição e instalação de equipamentos para proteger as instalações, reparar e digitalizar documentos, aumentar a capacidade de armazenamento e disponibilizar na internet.

Onças do Rio Doce

O objetivo é promover a conservação dos carnívoros silvestres do Parque Estadual do Rio Doce - Perd, com no monitoramento das populações de onça-pintada, para a detecção de possíveis ameaças e fatores que possam influenciar o uso do ambiente por estes animais.

Apoio à CEMA no Acompanhamento dos PAEBM

O objetivo é o assessoramento ao MPMG, por meio da Cema, no acompanhamento e supervisão do processo de elaboração ou de atualização dos Planos de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) para garantir a adequação à legislação vigente

Meio Ambiente Acolhe – Cuidar é Nossa Natureza

O objetivo imediato do projeto é a mitigação dos efeitos adversos das mudanças climáticas, em especial dos eventos climáticos extremos que vêm ocorrendo nos últimos anos e afetando populações em situação de rua de maneira desproporcional, devido à sua vulnerabilidade

Obra de Estabilização das Barragens São Luís e Tanque Grande

Com o objetivo de corrigir a estrutura no barramento São Luís de forma em que as normas de segurança da engenharia civil sejam atendidas, a Província Brasileira da Congregação da Missão apresentou o projeto plataforma Semente.

Lei.A | Programa de Informação socioambiental MPMG - Fase 2

Assim como a Fase 1, a Fase 2 do projeto prevê a produção de conteúdo didático/informativo para as áreas de meio ambiente, patrimônio cultural, ordem econômica e tributária e outras atuações correlatas no MPMG. Portanto, trata-se de uma continuidade.

Exposição Temporária CPPC - MPMG 

O objetivo da “Exposição Temporária CPPC - MPMG” é fortalecer a participação da comunidade na preservação dos bens culturais, por meio da exibição de casos de sucesso relacionados ao resgate de peças desaparecidas e imóveis degradados, recuperados a partir do envolvimento da sociedade civil.

Projeto Lei.A | Fase VI

A nova fase, Lei.A V, tem o objetivo adotar o meio ambiente cultural como tema de conteúdo didático/informativo e realizar o acompanhamento legislativo para a continuidade das ações voltadas ao meio ambiente natural, gerando conhecimento e ação em defesa dessas temáticas, tanto pela sociedade civil,

Projeto Lei.A | Fase V

A nova fase, Lei.A V, tem o objetivo adotar o meio ambiente cultural como tema de conteúdo didático/informativo e realizar o acompanhamento legislativo para a continuidade das ações voltadas ao meio ambiente natural, gerando conhecimento e ação em defesa dessas temáticas.

Uma igreja, tantos significados

A proposta é a produção e a publicação de material cujo valor cultural e histórico retrate, por meio de textos e imagens, a memória e a identidade cultural do distrito de Dom Joaquim/MG, representadas pela Igreja do Padre Bento.

Informações para proteção ambiental - Fase 2

O projeto tem como objetivo dar continuidade à assessoria técnica ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), oferecendo apoio técnico executivo em análise ambiental e execução de projetos.

Lei.A | Programa de Informação socioambiental MPMG

O "Lei.A | Programa de Informação socioambiental MPMG" vai possibilitar a produção de conteúdos informativos específicos para o MPMG, como forma de potencializar sua capacidade de gerar conhecimento didático e jurídico, com apoio e fundamento nas ações da Assessoria de Comunicação oficial do MPMG.

Apoio técnico executivo ao CAOMA – MPMG

O objetivo é realizar análise dos estudos de socioambientais, impactos ambientais, procedimentos ambientais e socioambientais e apoiar o MPMG na definição de medidas reparatórias, mitigadoras e compensatórias, quando for o caso.

Manutenção do Apoio ao NUGEO/MPMG - Fase 2

Manter a produção dos relatórios e mapas voltados ao planejamento ambiental: é o principal objetivo do projeto “Manutenção do Apoio ao Núcleo de Geoprocessamento (Nugeo) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), subsidiando a atuação das Promotorias de Justiça.

Jornal Especial da Serra da Moeda

Apresentado pela Associação para a Recuperação e Conservação Ambiental em Defesa da Serra da Calçada - Arca Amaserra, o objetivo do Jornal Especial da Serra da Moeda é conscientizar a população sobre a degradação ambiental ocorrida na Serra da Moeda

Construção Sanitário Acessível na Capela N.S. Boa Morte, BV

O projeto arquitetônico de instalações sanitárias inclui cabines acessíveis e área de serviços, em conformidade com a NBR9050. Acompanha "Memorial de Especificações de Materiais e Serviços".

Cãomiando

O objetivo é conscientizar os tutores sobre a guarda responsável e o bem estar animal, baseando-se nos princípios da saúde única.

Advocacy Questões Socioambientais - ALMG

O objetivo do Advocacy é interferir positivamente no diálogo para a proposição e aprovação de leis, bem como na formulação de políticas e na alocação dos recursos públicos.

Manutenção Apoio Técnico Ambiental ao CAOMA-MPMG

Trata-se do suporte analítico aos promotores de Justiça na atuação ministerial, incluindo a composição e fornecimento de informações e análise de dados essenciais para a resolução consensual de conflitos ambientais em várias regiões do Estado.

Atualização do Balanço Hídrico do Noroeste de Minas Gerais

Indicado na plataforma Semente pela Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo, tem como objetivo o estabelecimento das bases técnicas para aprimoramento da gestão integrada de recursos hídricos no Noroeste de Mineiro

Recuperação Cobertura

Apresentado à Plataforma Semente pelo Instituto Yara Tupynambá, o projeto tem como objetivos: a recuperação do telhado da “Antiga Casa de Pedra”, do sítio arqueológico de Aredes, além da realização do Programa de Pesquisa Arqueológica no conjunto 1 daquela área.

Ser do Cerrado

O projeto busca explorar a potência dos jardins do Viveiro Educador, promovendo ações de curadoria botânica e de educação ambiental que visam o aumento do acesso à biodiversidade do Cerrado e que auxiliem na sensibilização de públicos de diferentes origens.

Recuperação da Restauração da Praça da Estação BH

A Praça da Estação foi tombada em 1998. Em 2004, passou por um projeto de revitalização o que contribuiu para a maior apropriação pelos frequentadores, consolidando-se como um espaço de referência e centralidade.

Projeto Voar – desenvolvimento de técnicas para o retorno à natureza do psitacídeo mais capturado do mundo, o papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva)

Apresentado à Plataforma Semente pelo Instituto de Pesquisa e Conservação Waita, o projeto busca desenvolver as técnicas de triagem, manejo, reabilitação, soltura e o monitoramento de psitacídeos cativos. Esses são alguns dos objetivos do projeto.

Os Estoques Pesqueiros e as Populações Ribeirinhas

Os Estoques Pesqueiros e as Populações Ribeirinhas tem como objetivo a promoção da inserção das comunidades tradicionais no processo de gestão ambiental, principalmente da biodiversidade aquática, no Norte de Minas

Núcleo de Crimes Ambientais 21/22 – Reestruturação

o projeto “Núcleo de Crimes Ambientais 21/22 - Reestruturação” tem como objetivo dar o suporte logístico e de treinamento de pessoal para que o NUCRIM e parceiros, como Polícia Militar de Meio Ambiente e GCOC, possam desempenhar suas atividades

Projeto Bicudo: De volta ao sertão de Minas

Apresentado à Plataforma Semente pela Associação para a Gestão Sociambiental do Triângulo Mineiro, pretende-se, por meio deste projeto, restabelecer a população de bicudos em MG.

Nossa Terra Nossa 

Promover ações de educação ambiental nas escolas públicas, em Poços de Caldas, interior de Minas: este é o principal objetivo do projeto. Os trabalhos serão realizados por meio de campanhas e vivências junto a alunos e seus familiares

CETRAS – Paracatu

Visa a operacionalização do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres – CETRAS, em Paracatu, para identificação, marcação, triagem, avaliação, recuperação, reabilitação e destinação dos animais silvestres, oriundos de ações de fiscalização estadual e recolhimento e entrega voluntária.

Pets Amigos da AMNOR

Visa o controle populacional de cães e gatos de 19 municípios associados por meio da castração e microchipagem

Lambe-lambes Patrimônio Cultural de Belo Horizonte

A iniciativa teve o objetivo de intensificar as ações de preservação do ofício de lambe-lambes com o fornecimento de papel fotográfico para 10 profissionais e potencializar ações educativas em escolas de Ensino Fundamental.

Canguru

Projeto com o objetivo de prover às crianças da localidade alimentação diária e suporte pedagógico complementar com intuito de dar apoio para melhoria do desempenho escolar.

Lei.A Conhecimento e Ação pelo Meio Ambiente - Fase IV

Esta fase tem o objetivo de dar continuidade a Plataforma Digital e a produção de conteúdos didáticos e informativos; manutenção do monitoramento das discussões ambientais na ALMG e ampliação do debate ambiental para além dos fóruns tradicionais e especializados

Programa Mapa da Mina - Fase II

A iniciativa tem como foco proteger e recuperar 60 nascentes mapeadas que estão com o volume de água comprometido devido a suas condições ambientais, acarretando diretamente no fluxo e volume de água do Ribeirão Ipanema, que nasce e deságua em Ipatinga/MG

Construção da Sede do CPMAMB

O projeto destina-se à construção da sede do Comando de Policiamento de Meio Ambiente (CPMAMB) a fim de proporcionar um local de trabalho adequado e digno à atividade desenvolvida pelos integrantes da instituição

Florestando - Fase II

Com o intuito de dar continuidade e maior consistência ao fomento de suas ações em prol da produção agroecológica de alimentos, consumo consciente, saúde, meio ambiente, educação e cultura, a AFLORA, em 2020, propôs o Florestando II

GESTÃO EM MANEJO POPULACIONAL DE CÃES E GATOS

capacitação de profissionais para a gestão das políticas públicas e das ações referentes ao manejo populacional de cães e gatos em 120 municípios integrantes do Programa Regional em Defesa da Vida Animal – PRODEVIDA

PAZ NO CAMPO

Aquisição de viaturas, equipadas com sinalizador acústico visual (giroflex), rádios transceptores digitais, Drones – Aeronave Remotamente Pilotada – RPA, Câmeras filmadoras e fotográficas digitais e Trena laser/medidor de distância, que dotarão o Comando de Policiamento de Meio Ambiente.

Água Limpa Para Todos - Fase II

Conscientização dos moradores do Bairro Água Limpa sobre as nascentes, cuidados com o solo e destinação correta dos resíduos, através de ações de educação ambiental, promoção da saúde, implantação de fossas sépticas e formação de Núcleo Manuelzão Água Limpa.

REVITALIZA UNICICLA

Revitalização da área administrativa e de vivência do galpão da UNICICLA com reparos no telhado, afixação de piso, instalação de portas e janelas de aço; instalação de sistema de segurança garantindo condições dignas e otimizando o trabalho dos catadores de materiais recicláveis associados.

APLICATIVO PROTEÇÃO ANIMAL

Elaboração de um aplicativo Android em BH, que permita a racionalização do trabalho da PMMG ao preencher os roteiros para averiguação de denúncias de maus tratos animais capazes de gerar, de forma automática, relatórios a partir das informações coletadas em campo.

APOIO TÉCNICO AMBIENTAL AO CAOMA-MPMG

Elaboração de estudos, relatórios e notas técnicas sobre análise ambiental de empreendimentos com potencial poluidor; subsidio com informações técnicas aos promotores de justiça, de acordo com quesitos e descrição de fato explicitado em inquéritos civis.

Lei.A - Fase III

O Lei.A é um Observatório de Comunicação que acompanha permanentemente leis, temas e discussões ambientais. Propõe uma nova forma de empoderamento da sociedade civil, por meio de ações de comunicação e análise de dados oficiais georreferenciados.

SOS ANIMAIS BH. recolhimento de animais silvestres

Recolhimento e resgate de animais silvestres em situações de risco feridos ou doentes em Belo Horizonte e destinação dos mesmos ao Centro de Triagem de animais silvestres - CETAS de BH, proporcionando assim a oportunidade destes animais serem reintroduzidos a natureza.

Implementação da lei das carroças

Assistência humanitária de equídeos em atividade de tração, com vacinação, microchipagem, atendimento clínico e fiscalização quanto aos maus tratos, além de instruções aos cidadãos em atividade de carroça sobre cuidados com os animais, regras de trânsito e destinação de resíduos.

RESTAURAÇÃO PINTURAS DA CAPELA CEMITÉRIO DO BONFIM

restauração da pintura interna e externa do prédio da capela do necrotério do Cemitério do Bonfim, na cidade de Belo Horizonte/MG

Patrimônio em Processo

Promover a discussão sobre as atuais politicas de preservação e gestão do patrimônio histórico e garantir o uso de um equipamento arquitetônico tombado, que se encontrava em estado de arruinamento e atualmente passa por intervenções realizadas voluntariamente

Manutenção Apoio Técnico Coordenadoria Regional MP

Elaboração de relatórios/notas técnicas sobre análise ambiental de empreendimentos com potencial poluidor da região norte de Minas Gerais, propondo, se necessário, alternativas e recomendações visando prevenir, mitigar e compensar os impactos ambientais.

Manutenção do NUGEO: apoio análise geoambiental

O projeto pretende manter a elaboração de produtos voltados ao planejamento ambiental, diagnóstico de inconformidades no uso do solo, impactos ao patrimônio ambiental e cultural e a proteção de áreas especiais, aprofundando e complementando as análises técnicas que subsidiam a adoção de medidas prev

Cartografia Cultural da Lagoinha, BH/MG

Identificar e mapear as manifestações culturais do bairro Lagoinha e regiões fronteiriças, valorizando as formas associativas locais e promovendo os modos de vida tradicionais de seus moradores

Planejamento Estratégico do Plano de Manejo do PESI

Elaboração do Planejamento Estratégico (Encarte II) para compor o Plano de Manejo do Parque Estadual Serra do Intendente (PESI)

Projeto Onças do Rio Doce - Monitoramento

Conservação de onças-pintadas e onças-pardas na Mata Atlântica através de acompanhamento de dados de 6 onças (2 onças-pintadas e 4 onças-pardas) já capturadas e que atualmente estão com suas coleiras funcionando, além de visitas periódicas ao Parque Estadual do Rio Doce (PERD) e execução de palestra

NUCRIM

Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais (NUCRIM), que tem por objetivo primordial prestar apoio aos Promotores de Justiça na identificação, na prevenção e na repressão de crimes ambientais no Estado de Minas Gerais

NUCRIM – Fase 2

Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais (NUCRIM), que tem por objetivo primordial prestar apoio aos Promotores de Justiça na identificação, na prevenção e na repressão de crimes ambientais no Estado de Minas Gerais

Florestando

Promover a redução do uso de agrotóxicos e insumos químicos no município de Florestal, paralelamente à expansão da produção agroecológica, conjuntamente com o aumento da conscientização da população local acerca dos riscos e das possibilidades envolvidas na produção e no consumo de produtos agrícola

Projeto de Águas Integradas - Construção de Barraginhas

Implementação de barraginhas nos cursos d’água do Município de Itabirito

Reforma - Memorial Affonso Penna

Reformar a cobertura da edificação onde funciona o Memorial Affonso Penna e executar a pintura interna e de suas fachadas

Estruturação logística da Polícia Militar de Meio Ambiente

Estruturar o Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente por meio da aquisição de equipamentos de rádios móveis e veículos, para assunção das atividades inerentes à esfera administrativa da fauna

Geotecnologias para Gestão Hídrica do Sinclinal Moeda, MG

Criar uma plataforma webgis sobre o Sinclinal Moeda para visualizar, por exemplo áreas de influência dos empreendimentos, poços de abastecimentos, rede de drenagem, áreas de recarga hídrica, pontos de outorga

Lei. A Conhecimento e Ação pelo Meio Ambiente - Fase II

Continuidade da Plataforma Digital de Conhecimento Ambiental (LEI.A) e ampliação de seu alcance em todo Estado de Minas Gerias

Mapa da Mina

Mapeamento, proteção e recuperação das nascentes do município de Ipatinga e monitoramento das vazões dos cursos d’água do município de Ipatinga

Montanhas dos Muriquis

Aumentar a população de muriquis-do-norte na Serra do Brigadeiro, bem como sua proteção e o conhecimento científico e popular sobre esta espécie ameaçada de extinção

Pelas Águas do Ribeirão do Eixo

Realizar mobilização pela qualidade e quantidade da água para uso humano e da biodiversidade na bacia do Ribeirão do Eixo, através ações de educação, proteção de nascentes e áreas de APP

Projeto Terra das Águas - Programa Vida Nova Rio Formiga

Revitalizar nascentes na sub-bacia do Rio Formiga, à montante da captação do SAAE, de forma a recuperar sua capacidade produtora de água em quantidade e qualidade, suficientes para abastecimento humano do município

Programa de recuperação ambiental da Bacia do Rio Taquaraçu

Realizar o mapeamento de áreas de relevância ambiental e hídrica e realizar atividades com o público alvo na compreensão e na apropriação técnica e formativa dos dados e produtos gerados pelo projeto

Reforma e Restauração - Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Restauração Arquitetônica da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Bem Cultural datado de 1712. A obra tem por objetivo a conservação da memória cultural do município e sua utilização pela comunidade

Restauração da Igreja de Nossa do Rosário de Acuruí

Promover a restauração da Igreja conforme projetos arquitetônico e complementares (drenagem, SPDA, estrutural, elétrico, hidráulico, telhado)

Restauração dos Elementos Artísticos Igreja N. S. Rosário

Restauração do Forro da Capela Nossa Senhora do Rosário em Acuruí – Itabirito MG, Cimalha, Arco Cruzeiro, Reta?bulos dos Transeptos, Pu?lpito, Coro / Balaustrada do Coro, Cimalha da Nave

Águas de Moeda

Sensibilizar a comunidade local a conservar, recuperar e utilizar de forma adequada os recursos hídricos por meio da iniciativa de boas práticas

Água Limpa para todos

Conservar nascentes em diferentes contextos de pressão e de degradação, além de desenvolver ações de educação ambiental, tendo em vista a saúde coletiva e melhoria da qualidade de vida

Avaliação Ambiental Estratégica de Atividades Recreativas

O objetivo dessa avaliação é propor recomendações para reduzir e, se necessário compensar, os impactos ambientais e sociais adversos decorrentes de atividade que já vêm sendo realizada por múltiplos agentes de atividades off-road

Coleta Seletiva com Inclusão Produtiva dos Catadores

Implantar o serviço municipal de coleta seletiva com inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis, a fim de fortalecer a gestão dos resíduos sólidos urbanos em Santana do Paraíso-MG

Drone Água Limpa

Estabelecer as condições básicas para o fornecimento do recobrimento aerofotogramétrico utilizando drone para a geração do modelo digital de terreno respectivas curvas de nível em Água Limpa

Reconstrução e restituição da Capela Senhor do Bonfim à comunidade itaunense

Reconstrução e restituição da capela Senhor do Bonfim à comunidade itaunense.

Horta na Rua

Fomentar a produção agrícola ecologicamente viável, especialmente entre os pequenos produtores, de forma que possam tanto escoar sua produção como contribuir para a manutenção do ecossistema local.

Casa das Artes

Promover o artesanato do município de Barra Longa, visando o aumento da venda de produção como a valorização e manutenção do patrimônio cultural local.

Água Vida

Promover o equilíbrio ambiental por meio da implantação de cisternas e módulos sanitários em zonas rurais de Minas Gerais, de modo a propiciar água de qualidade ao consumo e saneamento básico adequado.

Atlas Digital Geoambiental: Manutenção e Otimização

Cooperar com a formação de opiniões e diálogos sobre a conservação da natureza e o uso racional dos recursos naturais, disponibilizando informações técnicas-científicas aos cidadãos.

Lei.A – Conhecimento e Ação

A operacionalização da Plataforma Digital de Conhecimento Ambiental (LEI.A) para integrar produtos de Inteligência Espacial e de Comunicação direta com a população.

Leite Forte

O projeto visa a continuidade da tradição do município na produção de leite e derivados, que data mais de um século, por meio do beneficiamento de parte da produção local no próprio município.

Projeto de recuperação das encostas da Gruta Nossa Senhora de Itaúna em bioma Mata Atlântica

Restabelecer o equilíbrio ecológico do ambiente afetado e suas funções florestais básicas na manutenção da biodiversidade e estabilidade dos solos na área da Gruta Nossa Senhora de Itaúna.

Cãomiando para a Conscientização

Promover na sociedade de Nova Lima a conscientização em relação à responsabilidade social e ao respeito com os animais domésticos

Realizadores

Endereço

Avenida Raja Gabaglia, 2.000, sala 802 C, bloco 1 - Belo Horizonte/MG

Contato

31 3330-9927
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma