Projetos

Confira aqui os projetos contemplados

Exposição Temporária CPPC - MPMG 

O objetivo da “Exposição Temporária CPPC - MPMG” é fortalecer a participação da comunidade na preservação dos bens culturais, por meio da exibição de casos de sucesso relacionados ao resgate de peças desaparecidas e imóveis degradados, recuperados a partir do envolvimento da sociedade civil.

Projeto Lei.A | Fase VI

A nova fase, Lei.A V, tem o objetivo adotar o meio ambiente cultural como tema de conteúdo didático/informativo e realizar o acompanhamento legislativo para a continuidade das ações voltadas ao meio ambiente natural, gerando conhecimento e ação em defesa dessas temáticas, tanto pela sociedade civil,

Projeto Lei.A | Fase V

A nova fase, Lei.A V, tem o objetivo adotar o meio ambiente cultural como tema de conteúdo didático/informativo e realizar o acompanhamento legislativo para a continuidade das ações voltadas ao meio ambiente natural, gerando conhecimento e ação em defesa dessas temáticas.

Uma igreja, tantos significados

A proposta é a produção e a publicação de material cujo valor cultural e histórico retrate, por meio de textos e imagens, a memória e a identidade cultural do distrito de Dom Joaquim/MG, representadas pela Igreja do Padre Bento.

Informações para proteção ambiental - Fase 2

O projeto tem como objetivo dar continuidade à assessoria técnica ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), oferecendo apoio técnico executivo em análise ambiental e execução de projetos.

Lei.A | Programa de Informação socioambiental MPMG

O "Lei.A | Programa de Informação socioambiental MPMG" vai possibilitar a produção de conteúdos informativos específicos para o MPMG, como forma de potencializar sua capacidade de gerar conhecimento didático e jurídico, com apoio e fundamento nas ações da Assessoria de Comunicação oficial do MPMG.

Manutenção do Apoio ao NUGEO/MPMG - Fase 2

Manter a produção dos relatórios e mapas voltados ao planejamento ambiental: é o principal objetivo do projeto “Manutenção do Apoio ao Núcleo de Geoprocessamento (Nugeo) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), subsidiando a atuação das Promotorias de Justiça.

Manutenção Apoio Técnico Ambiental ao CAOMA-MPMG

Trata-se do suporte analítico aos promotores de Justiça na atuação ministerial, incluindo a composição e fornecimento de informações e análise de dados essenciais para a resolução consensual de conflitos ambientais em várias regiões do Estado.

Advocacy Questões Socioambientais - ALMG

O objetivo do Advocacy é interferir positivamente no diálogo para a proposição e aprovação de leis, bem como na formulação de políticas e na alocação dos recursos públicos.

Cãomiando

O objetivo é conscientizar os tutores sobre a guarda responsável e o bem estar animal, baseando-se nos princípios da saúde única.

Atualização do Balanço Hídrico do Noroeste de Minas Gerais

Indicado na plataforma Semente pela Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo, tem como objetivo o estabelecimento das bases técnicas para aprimoramento da gestão integrada de recursos hídricos no Noroeste de Mineiro

Castramóvel Regional Nova Lima, Rio Acima, Raposos

O "Castramóvel Regional Nova Lima, Rio Acima, Raposos” tem como objetivo controlar a quantidade de cães e gatos no município de Nova Lima, Raposos e Rio Acima e imunizá-los com vacina

Construção Sanitário Acessível na Capela N.S. Boa Morte, BV

O projeto "Construção Sanitário Acessível na Capela Nossa Senhora da Boa Morte", no Belo Vale, em Mariana, tem como objetivo a elaboração da arquitetura – obras civis – para instalação de sanitários públicos, acessíveis.

Jornal Especial da Serra da Moeda

Apresentado pela Associação para a Recuperação e Conservação Ambiental em Defesa da Serra da Calçada - Arca Amaserra, o objetivo do Jornal Especial da Serra da Moeda é conscientizar a população sobre a degradação ambiental ocorrida na Serra da Moeda

Nossa Terra Nossa 

Promover ações de educação ambiental nas escolas públicas, em Poços de Caldas, interior de Minas: este é o principal objetivo do projeto. Os trabalhos serão realizados por meio de campanhas e vivências junto a alunos e seus familiares

Projeto Bicudo: De volta ao sertão de Minas

Apresentado à Plataforma Semente pela Associação para a Gestão Sociambiental do Triângulo Mineiro, pretende-se, por meio deste projeto, restabelecer a população de bicudos em MG.

Núcleo de Crimes Ambientais 21/22 – Reestruturação

o projeto “Núcleo de Crimes Ambientais 21/22 - Reestruturação” tem como objetivo dar o suporte logístico e de treinamento de pessoal para que o NUCRIM e parceiros, como Polícia Militar de Meio Ambiente e GCOC, possam desempenhar suas atividades

Os Estoques Pesqueiros e as Populações Ribeirinhas

Os Estoques Pesqueiros e as Populações Ribeirinhas tem como objetivo a promoção da inserção das comunidades tradicionais no processo de gestão ambiental, principalmente da biodiversidade aquática, no Norte de Minas

Projeto Voar - De volta a natureza - Montezuma e Região

Apresentado à Plataforma Semente pelo Instituto de Pesquisa e Conservação Waita, o projeto busca desenvolver as técnicas de triagem, manejo, reabilitação, soltura e o monitoramento de psitacídeos cativos. Esses são alguns dos objetivos do projeto.

Recuperação Cobertura

Apresentado à Plataforma Semente pelo Instituto Yara Tupynambá, o projeto tem como objetivos: a recuperação do telhado da “Antiga Casa de Pedra”, do sítio arqueológico de Aredes, além da realização do Programa de Pesquisa Arqueológica no conjunto 1 daquela área.

Ser do Cerrado

O projeto busca explorar a potência dos jardins do Viveiro Educador, promovendo ações de curadoria botânica e de educação ambiental que visam o aumento do acesso à biodiversidade do Cerrado e que auxiliem na sensibilização de públicos de diferentes origens.

CETRAS – Paracatu

Visa a operacionalização do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres – CETRAS, em Paracatu, para identificação, marcação, triagem, avaliação, recuperação, reabilitação e destinação dos animais silvestres, oriundos de ações de fiscalização estadual e recolhimento e entrega voluntária.

Pets Amigos da AMNOR

Visa o controle populacional de cães e gatos de 19 municípios associados por meio da castração e microchipagem

SOS ANIMAIS BH. recolhimento de animais silvestres

Recolhimento e resgate de animais silvestres em situações de risco feridos ou doentes em Belo Horizonte e destinação dos mesmos ao Centro de Triagem de animais silvestres - CETAS de BH, proporcionando assim a oportunidade destes animais serem reintroduzidos a natureza.

Implementação da lei das carroças

Assistência humanitária de equídeos em atividade de tração, com vacinação, microchipagem, atendimento clínico e fiscalização quanto aos maus tratos, além de instruções aos cidadãos em atividade de carroça sobre cuidados com os animais, regras de trânsito e destinação de resíduos.

Manutenção Apoio Técnico Coordenadoria Regional MP

Elaboração de relatórios/notas técnicas sobre análise ambiental de empreendimentos com potencial poluidor da região norte de Minas Gerais, propondo, se necessário, alternativas e recomendações visando prevenir, mitigar e compensar os impactos ambientais.

Projeto Onças do Rio Doce - Monitoramento

Conservação de onças-pintadas e onças-pardas na Mata Atlântica através de acompanhamento de dados de 6 onças (2 onças-pintadas e 4 onças-pardas) já capturadas e que atualmente estão com suas coleiras funcionando, além de visitas periódicas ao Parque Estadual do Rio Doce (PERD) e execução de palestra

Montanhas dos Muriquis

Aumentar a população de muriquis-do-norte na Serra do Brigadeiro, bem como sua proteção e o conhecimento científico e popular sobre esta espécie ameaçada de extinção

Realizadores

Endereço

Avenida Raja Gabaglia, 2.000, sala 802 C, bloco 1 - Belo Horizonte/MG

Contato

31 3330-9927
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma