Publicado em: 11/01/2024
70

Proteção Integrada do Parque Estadual do Rio Doce

Associação proponente pretende apoiar o Parque no desenvolvimento de atividades de monitoramento e fiscalização ambiental na sua área interna e zona de amortecimento

O Parque Estadual do Rio Doce (PERD) é uma unidade de conservação (UC) de proteção integral, inserida nos municípios de Marliéria, Timóteo e Dionísio, com aproximadamente 36 mil hectares. No desenvolvimento de atividades de monitoramento e fiscalização ambiental na área interna e entorno do PERD, a ideia passa por ações que convergem com o plano manejo do Parque, de modo integrado com instituições parceiras, conforme diretriz disponível da gestão e logística.

O PERD configura-se como a primeira UC criada em Minas Gerais, com infraestrutura adequada para seu manejo e gestão. Os desafios que se apresentam à manutenção desse patrimônio da humanidade, entretanto, tendem a superar a disponibilidade de recursos. Por isso o estabelecimento de parcerias com atores diversos, como ONGs, prefeituras, empresas e Ministério Público, contribuem para a consecução das ações de preservação e proteção da singular biodiversidade da unidade.

Em linhas gerais, o objetivo do projeto passa pela aquisição de equipamento permanente e de consumo no apoio ao PERD, visando alcançar a conservação e proteção em seus respectivos planos específicos de prevenção, controle e combate a incêndios florestais. Outras áreas de manejo e gestão da UC a serem contempladas incluem a fiscalização, educação ambiental e pesquisa científica. Essa proposta foi contemplada em cumprimento da cláusula “c” do Termo de Ajustamento de Conduta, firmado no Inquérito Civil Público nº 0313.20.000147- 4.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental. A partir de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o Estado, eles podem ser apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público. No Instagram, siga @novosemente.


Proponente: Associação dos Amigos do Parque Estadual do Rio Doce

Municípios de Execução: Marliéria, Dionísio e Timóteo

Orçamento do Projeto: R$ 121.065,00

Período de Execução: 3 meses

Data da Contemplação: 31 de outubro de 2023

Status: Em andamento


Foto: Reprodução/Otávio de O. Araújo

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 1301 e 1302 - Bairro Sto. Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2023 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: