O Ministério Público de Minas Gerais, criou o Núcleo de Resolução de Conflitos Ambientais para auxiliar e aprimorar a atuação preventiva na resolução judicial e extrajudicial de conflitos ambientais complexos, de modo a reduzir significativamente a judicialização das demandas que envolvem tais interesses metaindividuais, principalmente aqueles relacionados ao licenciamento ambiental.

Constitui seu principal objetivo ampliar as condições de efetivação do princípio do desenvolvimento sustentável e do direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, buscando-se a compatibilização das atividades econômicas (potencialmente causadoras de significativo impacto ambiental) com a proteção ao meio ambiente, dando ênfase ao emprego de técnicas extrajudiciais (mais céleres) e judiciais de resolução de conflitos.

O Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais - CeMAIS é uma associação privada sem fins econômicos que promove o fomento às alianças e parcerias entre governos, empresas e instituições sociais para o enfrentamento de problemas comuns e para a realização de projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. Na proteção e preservação do meio ambiente, o CeMAIS busca o fortalecimento de entidades do terceiro setor de forma a potencializar as parcerias e a execução de projetos que visam, dentre outros, à melhoria e restituição dos serviços ambientais essenciais.

Dessa forma, no âmbito de sua finalidade estatutária de promover o desenvolvimento sustentável, o CeMAIS aprimora, a cada nova ação ou projeto, sua vocação para a promoção e construção de ferramentas que busquem garantir o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, para as presentes e futuras gerações.

Equipe Semente - MPMG / CeMAIS

Liliane Tavares Oliver

Analista em Direito MPMG
lilianeoliver@mpmg.mp.br

Analista em Direito do MPMG, pós-graduada em Direito Civil, Direito Administrativo e Língua Portuguesa, servidora do CAOMA desde 2012, com atuação, dentre outras funções inerentes ao setor, na elaboração, execução, gestão e monitoramento de projetos socioambientais executados pelo MPMG, em parceria com instituições e órgãos públicos, terceiro setor e iniciativa privada, incluindo organismos internacionais.

Renata Fonseca Guimarães

Supervisora do Semente
renata.fonseca@cemais.org.br

Bióloga, especialista em gestão de projetos com sete anos de experiência em monitoramento e gestão de resultados, incluindo planejamento de atividades e execução de pareceres técnicos.

Anna Beatriz Otoni

Analista Jurídico do Semente
anna.otoni@cemais.org.br

Bacharel em Direito, especialista em Advocacia Cível e Direito Animal.

Paula Grandi Leão Coelho

Analista Técnico Ambiental do Semente
paula.grandi@cemais.org.br

Bióloga, mestre em Ecologia, com experiência em Licenciamento Ambiental, Gestão de Condicionantes de Fauna, Flora e Programas Socioambientais e Recuperação de Áreas Degradadas com a implementação de diferentes técnicas.

Nilton Ribeiro Luz Júnior

Analista Financeiro do Semente
nilton.ribeiro@cemais.org.br

Bacharel em Administração de Empresas, pós graduação em Gestão Financeira e Controladoria. Experiência profissional em instituições públicas, privadas, startups e Terceiro Setor.

Camila Dias

Assessora de Comunicação do Semente
comunicacao.semente@cemais.org.br

Assessora de Comunicação do Semente. Jornalista Profissional há 17 anos. Pós Graduação pela UFMG. Antes de integrar a equipe Semente, foi gerente de Comunicação de instituição pública e trabalhou na assessoria de comunicação do Procurador- Geral do MPMG. É bacharel em Direito e especialista em Segurança.

Endereço

Avenida Raja Gabaglia, 2.000, sala 802 C, bloco 1 - Belo Horizonte/MG

Contato

31 3330-9927
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma