O Ministério Público de Minas Gerais criou o Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente (CAOMA) para auxiliar e aprimorar a atuação preventiva na resolução judicial e extrajudicial de conflitos ambientais complexos, de modo a reduzir significativamente a judicialização das demandas que envolvem tais interesses metaindividuais, principalmente aqueles relacionados ao licenciamento ambiental.

Constitui seu principal objetivo ampliar as condições de efetivação do princípio do desenvolvimento sustentável e do direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, buscando-se a compatibilização das atividades econômicas (potencialmente causadoras de significativo impacto ambiental) com a proteção ao meio ambiente, dando ênfase ao emprego de técnicas extrajudiciais (mais céleres) e judiciais de resolução de conflitos.

O Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais - CeMAIS é uma associação privada sem fins econômicos que promove o fomento às alianças e parcerias entre governos, empresas e instituições sociais para o enfrentamento de problemas comuns e para a realização de projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. Na proteção e preservação do meio ambiente, o CeMAIS busca o fortalecimento de entidades do Terceiro Setor de forma a potencializar as parcerias e a execução de projetos que visam, dentre outros, à melhoria e restituição dos serviços ambientais essenciais.

Dessa forma, no âmbito de sua finalidade estatutária de promover o desenvolvimento sustentável, o CeMAIS aprimora, a cada nova ação ou projeto, sua vocação para a promoção e construção de ferramentas que busquem garantir o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, para as presentes e futuras gerações.

 
 

Equipe Semente - MPMG / CeMAIS

Renata Fonseca Guimarães

Coordenadora do Semente
renata.fonseca@cemais.org.br
31 9.8317-3474

Bióloga, professora e especialista em gestão de projetos com mais de doze anos de experiência em monitoramento e gestão de resultados, incluindo planejamento de atividades e execução de pareceres técnicos.

Liliane Tavares Oliver

Analista em Direito do MPMG
loliver@mpmg.mp.br

Analista em Direito do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pós-graduada em Direito Civil, Direito Administrativo e Língua Portuguesa. Servidora do CAOMA desde 2012, com atuação na elaboração, execução, gestão e monitoramento de projetos socioambientais executados pelo MPMG, em parceria com instituições públicas, Terceiro Setor e iniciativa privada, incluindo organismos internacionais.

Anna Beatriz Otoni

Supervisora Jurídica do Semente
anna.otoni@cemais.org.br
31 9.8319-0352

Advogada, especialista em Advocacia Cível e Direito Animal. Experiência profissional com elaboração e execução de projetos em instituições públicas, e Terceiro Setor.

Nilton Ribeiro Luz Júnior

Supervisor Financeiro
nilton.ribeiro@cemais.org.br
31 9.8409-1068

Bacharel em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Financeira e Controladoria. Experiência profissional em instituições públicas, privadas, startups e Terceiro Setor.

Paula Grandi Leão Coelho

Supervisora Técnica-Ambiental
paula.grandi@cemais.org.br
31 9.8322-6392

Bióloga e mestre em Ecologia, com experiência em Licenciamento Ambiental, Gestão de Condicionantes de Fauna, Flora e Programas Socioambientais, além de Recuperação de Áreas Degradadas com a implementação de técnicas diversas.

Maria Letícia Ticle

Supervisora de Patrimônio Cultural
maria.ticle@cemais.org.br
31 9.8323-4207

Historiadora, mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável. Atua há mais de dez anos na área do patrimônio cultural, entre pesquisa acadêmica e publicações, docência no ensino superior, trabalhos técnicos, instrução de processos de tombamento, atuação e gerenciamento em equipes e projetos multidisciplinares.

Lucas Rodrigues

Analista de Comunicação
lucas.rodrigues@cemais.org.br
31 9.8318-6282

Lucas Rodrigues é jornalista com mais de dez anos de trabalhos em mídia online, rádio e comunicação multimídia, com experiência na produção de conteúdo em meio ambiente, saúde e divulgação científica. É pós-graduado em Gestão Empresarial pela PUC-MG.

Amanda Bastos

Analista de Design
amanda.bastos@cemais.org.br
31 3330-9927

Designer Gráfico graduada em Design de Produto pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Com ênfase em Branding, Design Editorial e Motion Graphics, atua há mais de 8 anos em organizações públicas, privadas e no Terceiro Setor.

Carolina Rodrigues Bordignon

Analista Ambiental
carolina.rodrigues@cemais.org.br
31 9.8327-2567

Bióloga e mestre em Biologia Animal, com ênfase em Ecologia. Experiência na elaboração e execução de estudos ambientais, programas de mitigação de impactos sobre a fauna, diagnósticos e monitoramentos de fauna terrestre e aquática.

Luísa Mosqueira

Analista Ambiental
luisa.mosqueira@cemais.org.br
31 9.8234-5616

Engenheira Ambiental, pós-graduanda em Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular. Experiência com Terceiro Setor, projetos socioambientais, comunicação e relacionamento comunitário e educação ambiental.

Francielle Ferreira

Analista de Patrimônio Cultural
francielle.ferreira@cemais.org.br
31 9.8226-6609

Arquiteta e Urbanista especialista em Conservação e Gestão do Patrimônio Cultural e mestranda em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (PACPS-UFMG). Atua na área de pesquisa, projetos e acompanhamento de obras de intervenção em edificações e conjuntos tombados.

Eduardo Santos

Analista de Engenharia Civil
eduardo.santos@cemais.org.br
31 9.8245-8531

Engenheiro civil pós-graduando em engenharia geotécnica. Experiência em desenvolvimento e gestão de projetos de engenharia multidisciplinar de grande porte e construções sustentáveis.

Luisa Portella de Lima

Analista Jurídica
luisa.portella@cemais.org.br
31 9.8321-0551

Advogada especialista em Direito Público, com mais de sete anos de atuação na Administração Pública de Minas Gerais.

Larissa Rocha

Analista Jurídica
larissa.rocha@cemais.org.br
31 9.8321-6706

Advogada, pós-graduanda em Direito Ambiental e Sustentabilidade. Experiência profissional com instituições públicas e entidades privadas, com atuação em direito público, difusos e coletivos.

Carolina Caires

Analista Financeira
carolina.caires@cemais.org.br
31 9.8474-2519

Bacharel em Ciências Contábeis. Experiência profissional com entidades do Terceiro Setor e instituições privadas.

Marielle Costa

Analista Financeira
marielle.costa@cemais.org.br
31 9.8317-8268

Formação em Gestão Financeira e Ciências Contábeis, com especialização em Gestão Estratégica de Finanças. Atua há mais de dez anos na área financeira em empresas privadas, startups e organizações do Terceiro Setor.

Kemmerson Drummond

Analista Financeiro
kemmerson.drummond@cemais.org.br
31 9.8337-1288

Graduado em Ciências Econômicas, tecnólogo em Gestão Financeira e pós-graduação em Controladoria e Auditoria.

Thiago Gonçalves de Souza

Analista Financeiro
thiago.souza@cemais.org.br
31 9.8237-5272

Advogado e tecnólogo em processos gerenciais. Experiência profissional com gestão financeira e jurídica de empresas, associações e condomínios.

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: