Recuperação Cobertura

A ausência de açöes de conservacao preventiva e manutenção no conjunto das Ruínas de Aredes localizado na Estação Ecológica Estadual de Aredes, Itabirito, Minas Gerais e a precariedade da cobertura (telhado) existente na “Antiga Casa de Pedra” localizada no sítio arqueológico de Aredes podem comprometer a integridade da edificação.

Verificou-se a necessidade de escavações sistemáticas para delimitar os alicerces da antiga habitação a fim de estabelecer com maior precisão a planta baixa da construção original. Este estudo ocorre de forma sistemática, buscando maior conhecimento das ruínas e é a continuação dos estudos iniciados em 2010 pela equipe da Artefactto.

O início das escavações em Aredes, serão, nesse sentido, a continuidade dos estudos, trazendo novas informações sobre as construções ali existentes, bem como sobre os moradores, seus hábitos, consumos e costumes, dados que apenas através da cultura material oriunda das escavações poderão revelar.

Apresentado à Plataforma Semente pelo Instituto Yara Tupynambá, o projeto tem como objetivos: a recuperação do telhado da “Antiga Casa de Pedra”, do sítio arqueológico de Aredes, além da realização do Programa de Pesquisa Arqueológica no conjunto 1 daquela área. A região foi uma grande fazenda de criação de gado e de produção de alimentos que abasteciam Vila Rica, onde também havia lavras de ouro.

Hoje, as ruínas unem as marcas do século XVIII à preservação ambiental e se transformam em uma joia do Quadrilátero Ferrífero. O sítio arqueológico de Aredes, em Itabirito, a 60 quilômetros de Belo Horizonte, é uma página da história de Minas que engloba três conjuntos da antiga propriedade, agora, integrante da estação ecológica.

O projeto foi Contemplado pela 01° Promotoria de Justiça da Comarca de Itabirito, por meio do Termo de Compromisso celebrado nos autos dos Inquéritos Civis nº 0319.13.000107-5, 0319.18.0000.28-7 e 0319.20.000345-1.

 

 

Proponente: Instituto Yara Tupynambá
Município de execução: Itabirito
Valor do Projeto: R$ 215.000,00
Período de Execução: 12 meses
Data da Contemplação: 03/01/2022
Status: em andamento

Prestação de contas

Relatório Visita Técnica

Relatório Visita Técnica realizada em 22 de junho de 2022

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Avenida Raja Gabaglia, 2.000, sala 802 C, bloco 1 - Belo Horizonte/MG

Contato

31 3330-9927
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma