O projeto de Reforma Arquitetônica e Restauração dos Bens Móveis e Integrados da Igreja de Nossa Senhora da Conceição constituiu-se em uma importante medida de preservação dos elementos móveis e integrados, bem como da estrutura arquitetônica da igreja. Ela é datada de 1712, sendo um dos bens imóveis mais antigos do Patrimônio Cultural do município de Santa Bárbara.
Vale contextualizar que, o templo religioso está situado no distrito de Conceição do Rio Acima, no entorno do Parque Nacional da Serra do Gandarela e, além de ser um local de reflexão espiritual e de festividades culturais do povoado, atrai visitantes ao longo de todos os anos.
O projeto permitiu a implantação do canteiro de obra e serviços técnicos; fornecimento de projeto de incêndio e pânico; execução de forros, pisos e revestimentos; tratamento e pintura, dentre outras ações de restauração e preservação do espaço.
A iniciativa foi proposta pela Prefeitura Municipal de Santa Bárbara, e contemplado pela Promotoria de Justiça da comarca de Santa Bárbara por meio do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos do Inquérito Civil nº MPMG 0572.10.000016-3.
Visto que o projeto foi proposto pela prefeitura do município, pessoa jurídica de direito público, e a realização da obra foi um serviço terceirizado pelo proponente, é importante destacar que a contratação do terceiro foi realizada por meio de licitação, processo acompanhado pela equipe técnica/jurídica da plataforma Semente.
Restauração Arquitetônica da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Bem Cultural datado de 1712. A obra tem por objetivo a conservação da memória cultural do município e sua utilização pela comunidade
Restauração Arquitetônica da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Bem Cultural datado de 1712. A obra tem por objetivo a conservação da memória cultural do município e sua utilização pela comunidade
Endereço
Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914Contato
31 3643-7604