A ausência de ações de conservação preventiva e manutenção dos elementos artísticos integrados na Igreja Nossa Senhora do Rosário em Acuruí, distrito do município de Itabirito/MG, contribuíram para a sua degradação, causando graves problemas estruturais e físicos. Inserida no perímetro de tombamento do Núcleo Histórico de Acuruí, a igreja foi construída no início do séc. XVIII e interditada em 2016 a pedido do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), com riscos de incêndio e desmoronamento de algumas estruturas, o que colocava em risco a integridade física de frequentadores.
Nesse contexto, o projeto Restauração da Igreja de Nossa do Rosário de Acuruí foi proposto na plataforma Semente pelo Instituto Yara Tupynambá e contemplado pela 1° Promotoria de Justiça da comarca de Itabirito por meio do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos do Inquérito Civil nº MPMG 0319.14.000092-2.
O projeto permitiu a reforma de cerca de 300m² do telhado da igreja − incluindo as torres, nave, capela-mor e sacristias, reforço estrutural (como a recuperação estrutural e reboco internos e externos, pintura, instalação dos pisos, adequação dos passeios e acessos para pessoas com necessidades especiais, dentre outros), reparação da rede elétrica e prospecção do solo da área. Vale destacar que, todas as atividades e metas foram cumpridas de acordo com as especificações técnicas apresentadas.
Promover a restauração da Igreja conforme projetos arquitetônico e complementares (drenagem, SPDA, estrutural, elétrico, hidráulico, telhado)
Realizadores
Endereço
Avenida Raja Gabaglia, 2.000, sala 802 C, bloco 1 - Belo Horizonte/MGContato
31 3330-9927