A ausência de ações de conservação preventiva e manutenção dos elementos artísticos integrados na Igreja Nossa Senhora do Rosário em Acuruí, distrito do município de Itabirito/MG, contribuíram para a sua degradação, causando graves problemas estruturais e físicos. Inserida no perímetro de tombamento do Núcleo Histórico de Acuruí, a igreja foi construída no início do séc. XVIII e interditada no ano de 2016 a pedido do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), com riscos de incêndio e desmoronamento de algumas estruturas, colocando em risco a integridade física de frequentadores.
Nesse contexto, em 2018, o projeto Restauração da Igreja de Nossa do Rosário de Acuruí foi proposto na plataforma Semente pelo Instituto Yara Tupynambá, e contemplado pela 1° Promotoria de Justiça da comarca de Itabirito. Como complemento da reforma e do restauro do espaço, no mesmo ano, foi proposto este projeto complementar, de Restauração dos Elementos Artísticos Igreja N. S. Rosário, que teve por objetivo a restauração de elementos da igreja como o forro e cimalha da capela mor, o púlpito (guarda corpo) e o coro, dentre outros itens que necessitavam de uma urgente intervenção, visto que se encontravam descaracterizados e em precário estado de conservação com risco de ruína e perda irreparável.
O projeto Restauração dos Elementos Artísticos da Igreja de Nossa do Rosário de Acuruí foi contemplado pela 1° Promotoria de Justiça da comarca de Itabirito por meio do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos do Inquérito Civil nº MPMG 0319.14.000092-2.
Restauração do Forro da Capela Nossa Senhora do Rosário em Acuruí – Itabirito MG, Cimalha, Arco Cruzeiro, Reta?bulos dos Transeptos, Pu?lpito, Coro / Balaustrada do Coro, Cimalha da Nave
Parecer Final
Realizadores
Endereço
Avenida Raja Gabaglia, 2.000, sala 802 C, bloco 1 - Belo Horizonte/MGContato
31 3330-9927