Publicado em: 13/02/2019
68

Restauração dos Elementos Artísticos Igreja N. S. Rosário

 

A ausência de ações de conservação preventiva e manutenção dos elementos artísticos integrados na Igreja Nossa Senhora do Rosário em Acuruí, distrito do município de Itabirito/MG, contribuíram para a sua degradação, causando graves problemas estruturais e físicos. Inserida no perímetro de tombamento do Núcleo Histórico de Acuruí, a igreja foi construída no início do séc. XVIII e interditada no ano de 2016 a pedido do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), com riscos de incêndio e desmoronamento de algumas estruturas, colocando em risco a integridade física de frequentadores. 

Nesse contexto, em 2018, o projeto Restauração da Igreja de Nossa do Rosário de Acuruí foi proposto na plataforma Semente pelo Instituto Yara Tupynambá, e contemplado pela 1° Promotoria de Justiça da comarca de Itabirito. Como complemento da reforma e do restauro do espaço, no mesmo ano, foi proposto este projeto complementar, de Restauração dos Elementos Artísticos Igreja N. S. Rosário, que teve por objetivo a restauração de elementos da igreja como o forro e cimalha da capela mor, o púlpito (guarda corpo) e o coro, dentre outros itens que necessitavam de uma urgente intervenção, visto que se encontravam descaracterizados e em precário estado de conservação com risco de ruína e perda irreparável.

O projeto Restauração dos Elementos Artísticos da Igreja de Nossa do Rosário de Acuruí foi contemplado pela 1° Promotoria de Justiça da comarca de Itabirito por meio do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos do Inquérito Civil nº MPMG 0319.14.000092-2.

  • Proponente: Instituto Yara Tupynambá
  • Município de execução: Itabirito
  • Valor do projeto: R$ 453.000,00
  • Período de execução: 12 meses
  • Data da contemplação: 31 de agosto de 2018
  • Status: Projeto finalizado. Prestação de Contas aprovada

Prestação de contas

Arquivo

Restauração do Forro da Capela Nossa Senhora do Rosário em Acuruí – Itabirito MG, Cimalha, Arco Cruzeiro, Reta?bulos dos Transeptos, Pu?lpito, Coro / Balaustrada do Coro, Cimalha da Nave

Clique aqui e acesse!

Restauração dos Elementos Artísticos Igreja N. S.

Parecer Final

Clique aqui e acesse!
       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: