O projeto Restauração pinturas da Capela Cemitério do Bonfim foi proposto na plataforma Semente pelo Grupo Oficina de Restauro Ltda, e contemplado pela 14ª Promotoria de Meio Ambiente de Belo Horizonte por meio do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado nos autos da Ação Civil nº 0024.13.267.348-4. A iniciativa foi proposta no intuito de realizar a restauração da pintura interna e externa do prédio da capela do necrotério do Cemitério do Bonfim, na cidade de Belo Horizonte/MG, incluindo o resgate das pinturas originais cobertas por várias camadas de repintura.
Na ficha de Inventário de Proteção do Acervo Cultural de Minas Gerais – IPAC/MG, realizada pelo IEPHA/MG, consta que a edificação foi construída pela Comissão Construtora da Nova Capital em 1897 e seu tombamento ocorreu em 02 de junho de 1977. O monumento foi seriamente adulterado ao longo de vários anos. Em 2017, foi iniciado o seu restauro com a realização de um trabalho focado na cúpula metálica da capela do necrotério, executado pelo Grupo Oficina de Restauro com gerenciamento do Instituto Cultural Flávio Gutierrez e acompanhamento técnico feito pela Fundação Municipal de Cultura e pelo IEPHA/MG.
Nesse processo, foram feitas prospecções nas paredes. Na parede interna foi encontrada, sob cinco camadas de tinta aplicadas ao longo dos anos, a pintura primitiva, em marmorizado, semelhante a existente no prédio do Museu das Minas e Metais, localizado na Praça da Liberdade, enquanto, na parede externa, descobriu-se um amarelo ocre que vem a ser a cor original. Tais descobertas são de extrema importância no que se refere à originalidade cromática do prédio, que foi decorado com cores vivazes e o inserem no conjunto de outras edificações da cidade projetadas e executadas pela Comissão Construtora da Nova Capital.
A partir dessas descobertas, fez-se necessário avançar o restauro da capela, com a proposta de resgatar as pinturas originais das paredes interna e externa, ocultas pelas intervenções inadequadas ao longo dos anos e também recuperar a integridade física das mesmas que sofreram diversos danos em sua estrutura. Logo, a iniciativa contemplada pela plataforma permitiu a remoção da repintura da área interna da capela, além da raspagem da pintura externa, lixamento e aplicação de tinta látex na tonalidade indicada pelo IEPHA/MG, considerando a cor encontrada nas prospecções feitas.
restauração da pintura interna e externa do prédio da capela do necrotério do Cemitério do Bonfim, na cidade de Belo Horizonte/MG
restauração da pintura interna e externa do prédio da capela do necrotério do Cemitério do Bonfim, na cidade de Belo Horizonte/MG
Realizadores
Endereço
Avenida Raja Gabaglia, 2.000, sala 802 C, bloco 1 - Belo Horizonte/MGContato
31 3330-9927