Publicado em: 15/05/2023
43

Segunda fase da atualização do balanço hídrico do Noroeste de Minas Gerais

Projeto permite a atualização sobre a relação demanda x disponibilidade hídrica, auxiliando no correto estabelecimento de diretrizes para a implementação das políticas públicas na região

A região Noroeste do estado segue vivenciando uma expansão da agricultura irrigada e, com isso, preocupações com relação à disponibilidade hídrica, já que tem ocorrido um aumento das áreas de conflito pelo uso da água. Nesse contexto, em 2021, a Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo apresentou o projeto de atualização do balanço hídrico da região, que permite uma avaliação real das limitações na capacidade de uso dos recursos hídricos.

Agora, em nova fase, o projeto propõe ampliar a rede de monitoramento com a instalação de novas estações para aferição de vazão dos principais corpos hídricos da região. Essa segunda fase terá duração de 24 meses e é composta por três períodos: atualização da demanda por recursos hídricos na região do projeto; o monitoramento da vazão dos corpos hídricos; e o balanço hídrico.

Ao final, o projeto permitirá a atualização sobre a relação demanda x disponibilidade hídrica, auxiliando no correto estabelecimento de diretrizes para a implementação das políticas públicas e resultando em ganhos ambiental, econômico e social para toda a população. Ele foi contemplado em cumprimento da determinação expedida nos autos do Cumprimento de Sentença nº 5001661-10.2018.8.13.0470.

O Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de propostas de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, por meio de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado.

Proponente: Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo

Municípios de execução: Vazante, Formoso, Lagamar, São Gonçalo do Abaeté, Dom Bosco, Unaí, João Pinheiro, Lagoa Grande, Uruana de Minas, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Varjão de Minas, Urucuia, Arinos, Natalândia, Riachinho, Cabeceira Grande, Paracatu, Guarda-Mor

Valor do Projeto: R$ 682.475,00

Período de Execução: 24 meses

Data da Contemplação: 11 de novembro de 2022

Status: Em execução

       

Realizadores

Endereço

Rua Matias Cardoso, 63 - Salas 301 a 304 - Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG, CEP: 30170-914

Contato

31 3643-7604
semente@cemais.org.br

Acesso à plataforma

      
@2024 Projeto Semente  I  Todos os direitos reservados
CNPJ: 08.415.255/0001-27

Termos de uso
Privacidade
Preferências de cookies
Desenvolvimento: